Duns
Escoto
Doctor subtilis
= uma racionalidade diversa
obras:
Opus Oxoniense: Comentario às sentenças
Tractatus de primo principio
Questiones in Metaphysicam
+ Conhecimento intuitivo (o objeto presente na
mente: sensível aos sentidos e o inteligível ao intelecto).
+ Somente o Infinito é causa de si mesmo, assim
pode constituir o primeiro termo, pois é
causa de si e impossível que assim não seja;
Contraste entre verdade racional da metafísica e a
verdade da fé à qual a razão pode somente se submeter e que tem uma certeza bem
sólida para os católicos.
A fé não tem nada a ver com a ciência, pois a fé
pertence ao domínio prático.
Tudo o que ultrapassa os limites da razão humana já
não é ciência, mas ação ou conhecimento prático da fé
·
A separação e a antítese na doutrina
·
O teórico e o domínio da necessidade, da
demonstração racional e da ciência;
·
Impossibilidade de demonstrar por meio
da razão todos os atributos de Deus:
·
Univocidade como característica do ser:
o ser é o conceito fundamental e primeiro; é transcendente, é uma noção
unívoca: comum às criaturas e a Deus.
Teodicéia:
·
Mente: conceitos positivos sobre Deus (não
negativos ou análogos, mas conotativos)
·
Ser Infinito : conceito mais simples
sobre Deus;
·
Sem causa e necessário;
·
Primado da vontade sobre o entendimento
(ativa, não determinada, superior à própria fé);
·
Deus produz livremente as essências.
Quem é esse ser aqui? Quem é esse homem aqui?
Principio da individuação : não é a forma ou a matéria, mas um principio a si
mesmo, uma entidade cuja função de fazer algo seja essa coisa mesma
(haecceitas): em Tomas matéria e forma, para Escoto são unidos pela haecceitas.
Relação emtre teologia e filosofia
·
Necessidade da revelação
o
Não possuímos um conhecimento distinto
de nosso verdadeiro fim
o
Desconhecemos as três condições
necessárias para a consecução deste fim
o
Impossibilidade de conhecer as coisas
essenciais do mundo espiritual e da própria divindade
·
Teologia e metafísica:
o
Teologia em si e em nós (verdades
necessárias e contingentes)
o
Metafísica: ser enquanto ser (meditação
metafísica sobre os conteúdos da fé)
·
Conhecimento
o
Intuitivo (objeto existente e presente:
modo imediato)
o
Abstrativo (essências, species)
o
Particular (individuação)
o
Abstração: natureza comum como
pressuposto da abstração: natureza anterior á sua simplicidade e
universalidade;
o
A abstração passas da indeterminação
para o conceito universal;
o
O objeto: natureza individual
o
Entendimento: natureza universal:
unidade da essência.
·
Transcendentais:
o
Ser
o
Predicados conversíveis
o
Disjuntivos e perfeições puras
·
Existência de Deus: um infinito
existente
·
Causalidade (eficiente, final e
eminente: necessária)
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