Duns Escoto (aula)

Duns Escoto


Doctor subtilis    =   uma racionalidade diversa
obras:
Opus Oxoniense: Comentario às sentenças
Tractatus de primo principio
Questiones in Metaphysicam
+ Conhecimento intuitivo (o objeto presente na mente: sensível aos sentidos e o inteligível ao intelecto).
+ Somente o Infinito é causa de si mesmo, assim pode  constituir o primeiro termo, pois é causa de si e impossível que assim não seja;

Contraste entre verdade racional da metafísica e a verdade da fé à qual a razão pode somente se submeter e que tem uma certeza bem sólida  para  os católicos.
A fé não tem nada a ver com a ciência, pois a fé pertence ao domínio prático.
Tudo o que ultrapassa os limites da razão humana já não é ciência, mas ação ou conhecimento prático da fé
·        A separação e a antítese na doutrina
·        O teórico e o domínio da necessidade, da demonstração racional e da ciência;
·        Impossibilidade de demonstrar por meio da razão todos os atributos de Deus:
·        Univocidade como característica do ser: o ser é o conceito fundamental e primeiro; é transcendente, é uma noção unívoca: comum às criaturas e a Deus.
Teodicéia: 
·         Mente: conceitos positivos sobre Deus (não negativos ou análogos, mas conotativos)
·        Ser Infinito : conceito mais simples sobre Deus;
·        Sem causa e necessário;
·        Primado da vontade sobre o entendimento (ativa, não determinada, superior à própria fé);
·        Deus produz livremente as essências.
Quem é esse ser aqui? Quem é esse homem aqui? Principio da individuação : não é a forma ou a matéria, mas um principio a si mesmo, uma entidade cuja função de fazer algo seja essa coisa mesma (haecceitas): em Tomas matéria e forma, para Escoto são unidos pela haecceitas.
Relação emtre teologia e filosofia
·        Necessidade da revelação
o   Não possuímos um conhecimento distinto de nosso verdadeiro fim
o   Desconhecemos as três condições necessárias para a consecução deste fim
o   Impossibilidade de conhecer as coisas essenciais do mundo espiritual e da própria divindade
·        Teologia e metafísica:
o   Teologia em si e em nós (verdades necessárias e contingentes)
o   Metafísica: ser enquanto ser (meditação metafísica sobre os conteúdos da fé)
·        Conhecimento
o   Intuitivo (objeto existente e presente: modo imediato)
o    Abstrativo (essências, species)
o   Particular (individuação)
o   Abstração: natureza comum como pressuposto da abstração: natureza anterior á sua simplicidade e universalidade;
o   A abstração passas da indeterminação para o conceito universal;
o   O objeto: natureza individual
o   Entendimento: natureza universal: unidade da essência.
·        Transcendentais:
o   Ser
o   Predicados conversíveis
o   Disjuntivos e perfeições puras
·        Existência de Deus: um infinito existente
·        Causalidade (eficiente, final e eminente: necessária)




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