A DIMENSAO COMUNITARIA DAESPERANçA CRISTA

DIMENSAO COMUNITARIA DA ESPERANçA CRISTA
By P. Jorge Ribeiro (cfr. J. Alfaro, Esperanza cristiana y liberacion del hombre)

A Igreja se apresenta, desde o seu inicio, como a comunidade daqueles que acreditam em Cristo, o Senhor, e esperam a definitiva manifestaçao de sua gloria no fim dos tempos. Segundo Sao Paulo, os elementos que constituem a unidade e seu fundamento sao (cfr. Ef 4, 4-6): um unico corpo em Cristo, um unico batismo e uma unica fé em Cristo, pois existe uma unica esperança que é obra do Espirito Santo que fazem de todos filhos do Deus unico e Pai de todos.
A unidade da Igreja é constituida da comunhao de todos na mesma fé e na mesma esperança: comunhao de vida com Deus mediante Cristo no Espirito (Ef 2,18). A esperanç nao é puramente pessoal mas essencialmente comunitaria e eclesial; une os cristaos entre si na sua comum relaçao a Cristo. Aqui é doveroso nos perguntarmos: Existe qualquer relaçao entre o vinculo da esperança e aquele do amor reciproco? A solidariedade de Cristo com todos os homens exige a solidariedade dos homens entre si na mesma esperança e no amor reciproco, pois o ato de esperar a salvaçao para os outros tem o seu fundamento no amor do proximo; o amor nos identica com os outros.
A sacramentalidade da Igreja implica tanto a dimensao vertical da existencia humana (uniao do homem com Deus mediante o amor) quanto a dimensao horizontal (uniao dos homens entre si mediante o amor reciproco): o amor de Deus e o amor do proximo sao inseparaveis. A Encarnaçao fez de cada homem um irmao de Cristo, a presença concreta de Cristo para cada um de nòs. A caridade crista se insere na mesma indole comunitaria do homem, que nao pode alcançar a sua plenitudse pessoal senao no dom sincero de si mesmo aos outros.
A esperança crista aparece, assim, como vinculo comunitario e eclesial que tem a sua raiz no amor mutuo. O cristao nao pode esperar a propria salvaçao senao na esperança da salvaçao de todos os homens. Nesta solidariedade da esperança, fundada na fé e vivificada pelo amor, produz-se o evento da Igreja como sacramento universal de salvaçao.
A esperança crista é a resposta do homem ao ato salvifico de Deus mediante Cristo, a favor de toda a humanidade; por isso nao podeser reduzida à propria salvaçao, mas deve assumir o ilimitado significado do amor divino. A imanencia da caridade na esperança comunica a essa ultima uma amplitude imensa, que reflete na nossa humana pequenez a imensidade do amor de Deus em Cristo. A esperança crista inclui a dimensao comunitaria no seu aspecto de relaçao pessoal a Cristo.
A Igreja, enquanto povo de Deus no exodo da esperança, é o sacramento do futuro, sinal escatologico que antecipa a salvaçao «futura». A certeza da esperança crista, na sua dimensao comunitaria, pertence à presença antecipada da salvaçao futura, ou seja, à presença de Cristo que deve vir e ja vem mediante o dom permanente do seu Espirito.
A Igreja vive na esperança a sua existencia como graça de Cristo. Nao pode confiar em si mesma, mas unicamente na promessa indefectivel de Deus em Cristo. A existencia da Igreja, como existencia em esperança, implica a permanente disponibilidade ao futuro imprevisivel de Deus. Somente na fidelidade da esperança à promessa de Deus, a Igreja podera cumprir a sua missao profética de proclamar o valor sagrado da pessoa humana e condenar as estruturas de opressao.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...