Escravos de quem?

Escravos moderno



Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países.
A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência.
Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de 1926 e a de 1956, que proíbem a servidão por dívida. No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas à legislação nacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do tema nas convenções número 29, de 1930, e 105, de 1957. Há também a declaração de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho e seu Seguimento, de 1998.
De acordo com o relatório da OIT de 2001, o trabalho forçado no mundo tem duas características em comum: o uso da coação e a negação da liberdade. No Brasil, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. Nota-se que o conceito de trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão.
Vale lembrar que o trabalho escravo não existe somente no meio rural, ocorre também nas áreas urbanas, nas cidades, porém em menor intensidade. O trabalho escravo urbano é de outra natureza. No Brasil, os principais casos de escravidão urbana ocorrem na região metropolitana de São Paulo, onde os imigrantes ilegais são predominantemente latino-americanos, sobretudo os bolivianos, e mais recentemente os asiáticos, que trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários, geralmente em oficinas de costura. A solução para essa situação é a regularização desses imigrantes e do seu trabalho.
A escravidão no Brasil foi extinta oficialmente em 13 de maio de 1888. Todavia, em 1995 o governo brasileiro admitiu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse flagelo social. Mesmo com aplicações de multas, corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura, utilizar o trabalho escravo é, pasmem, um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.
De modo geral, o trabalho escravo só tem a prejudicar a imagem do Brasil no exterior, sendo que as restrições comerciais são severas caso o país continue a utilizar de mão de obra análoga à escravidão. Como é público e notório que o Brasil usa trabalho escravo, sua erradicação é urgente, sobretudo para os trabalhadores, mas também para um bom relacionamento comercial internacional.
Criada em agosto de 2003, a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Lançado em março de 2003, o Plano contém 76 ações, cuja responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

O MUNDO MODERNO

O Mundo Moderno: Século XX o século que foi Breve




Por: Bruno Ferreira

“A Europa começou a I guerra Mundial confiante domínio de grande parte do território do globo. Mas os custos humanos e econômicos do conflito levaram a um período de turbulência que engolfou o continente e também ajudou a dar inicio à Revolução Russa. Após a II Guerra Mundial, o continente foi forçado a abandonar a maioria de suas colônias, entrando num processo de unificação  política, enquanto a Guerra Fria  - conflito ideológico entre os EUA capitalistas e a URSS comunista – Assumia a centralidade. O final dessa luta, nos anos 1990, prometia uma nova era de paz, mas logo teve inicio um período de incertezas políticas e disputas regionais.”

O mundo que temos hoje não nasceu na revolução francesa, mas a nova ordem foi construída no ultimo século, através de um conjunto de pontos como político, econômico, tecnólogo, militar e cultural.
Podemos falar do ponto político a nascente onda revolucionaria de uma política que começa com as ideias de Karl Marx logo vemos que essas ideias ganharam o mundo e principalmente a classe trabalhadora, explorada durante séculos eclodindo na Rússia a tomada dos trabalhadores no poder, a partir daí o século XX se divide em duas versões da política que ganha maior força depois da segunda guerra mundial na chamada guerra fria.
No campo econômico o capitalismo quebra em 1929 fazendo deste modo a chegada de uma política autoritária e preconceituosa o fascismo e o nazismo e  o grande rápido desenvolvimento de Japão, Alemanha e Itália a economia cresce como nunca antes e o sistema capitalista decai em a famosa crise da bolsa de Nova York outra igual só ocorreria em 2008.
Com duas guerras e vários conflitos militares no ultimo século a tecnologia foi grande aliada, para que isso fosse acontecer cada vez mais rápido varias tecnologias apareceram, como computador, satélites, foguetes e também armas cada vez mais arrojadas como metralhadoras, tanques de guerra e a mais perigosa de todas as armas a bomba atômica.
O campo das comunicações evoluiu muito graças a chegada do homem a lua por meio de novas tecnologias. No campo das guerras a maior de todas a II guerra, foi consequência da I guerra um rancor e um ódio racista também motivou Adolf Hitler a fazer o maior massacre humano da história.
               Ao final de duas guerras o capitalismo nunca lucrou tanto com tantas vendas e empréstimos que a grande potencia os Estados Unidos fez a Europa toda fragmentada e dividida entre poderes econômicos distintos, ao longo da segunda metade do século as colônias da áfrica e Ásia ficaram independentes de suas metrópoles.
             O mundo caminhava para uma bipolirazaçao mas antes disso acontecer a Rússia entra em crise o muro de Berlim cai, deixando de existir a União soviética em 1990 a partir daí o mundo cresce e se capitaliza cada vez mais a Europa se une e forma um bloco econômico ao final da ultima década e rapidamente vemos o século que mais transformou a humanidade se acabar durante esse século a cultura humana se multiplicou através desses novos meios de comunicação como radio, TV, telefone e internet e cinema as artes e a vida foi retradas cada vez mais e mais fazendo do homem voltado mais para si próprio deixando de ser Teocêntrico e passando a ser cada vez mais  racional.


Read more: http://historiabruno.blogspot.com/2012/05/o-mundo-moderno-seculo-xx-o-seculo-que.html#ixzz2pmKFaXsk

EPIFANIA: ADORA SOMENTE A DEUS!!

Adorar significa reconhecer que não somos nada, mas que Deus, em nós, é tudo!

Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram” (Mateus 2, 11).
Nós hoje celebramos a Epifania do Senhor, para alguns a Festa de Reis, pois celebramos o dia em que aqueles três magos do Oriente saíram e foram ao encontro do Senhor. Foram até Jerusalém, queriam saber quem era o Messias, ou melhor, quem era o Rei dos judeus que acabara de nascer.
O que buscavam aqueles magos? O que buscavam aqueles três homens guiados por uma estrela? Eles buscavam o Rei! Eles buscavam uma luz, eles buscavam uma direção! O fato de eles serem magos nos dá a certeza de que eles eram investigadores, de que eles estudavam, e estudavam muito para conhecer os segredos da Terra, do mar e de todas as coisas. Alguns hoje continuam estes estudos por intermédio da astrologia; e também de outras coisas que não levam a nada, pois algumas pessoas acreditam em horóscopo, algumas pessoas querem saber a sua sorte com a ajuda do zodíaco. Tudo erro, tudo fantasia!
Os magos do Oriente, hoje, nos mostram que é preciso deixar para trás tudo aquilo que é engano e ilusão. E seguir uma única Estrela que há no céu, nos apontando que só existe apenas uma Luz que nos pode salvar. Herodes tentou atrapalhar o caminho desses homens, Herodes tentou atrapalhar o caminho da humanidade ao fingir que, falsamente, iria adorar o Senhor. Mas esses três homens chegaram e encontraram o Menino Jesus deitado em uma manjedoura, com Seu pai e com Sua mãe. Ao virem o Senhor os três reis magos O contemplaram, prostraram-se diante d’Ele e O adoraram .
Quando nós adoramos verdadeiramente a alguém, no sentido pleno e profundo da palavra, significa que não há outro, que não existe outro, somente este é Deus e Senhor, somente Ele merece adoração e prostração; somente Ele nos dá a vida, salvação e libertação. Toda a ciência que estes magos conheciam, naquele momento encontra o sentido pleno na Pessoa de um Menino a quem eles adoram.
O ato de adorar é o gesto místico e religioso mais profundo que existe. Adorar é reconhecer a nossa pequenez, que não somos nada e que o Senhor é tudo! Adorar significa reconhecer a grandeza de Deus e a nossa pequenez. Adorar significa reconhecer que não somos nada, mas que Deus, em nós, é tudo!
Só aqueles que têm humildade de coração, só aqueles que realmente encontram em Deus o refúgio para suas vidas, e que reconhecem n’Ele o Senhor e o Salvador, é que podem adorá-Lo em espírito e verdade. São esses os adoradores pelos quais o Pai procura. E além de Maria e José e os pastores, naquele momento começam a chegar os primeiros adoradores do Senhor: estes três homens que se prostram diante do Senhor para reconhecê-Lo.
Eu e você precisamos ser adoradores somente do Senhor! É hora de abandonarmos ídolos, cultos a pessoas, ídolos do futebol, do rock, da música, ídolos de qualquer espécie! É hora de abandonarmos as fantasias que se criaram em nós por meio de astrologia, de falsas ciências, de falsas filosofias e reconhecer que somente Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida.
Adorado, glorificado e exaltado seja o Senhor nosso Deus! Adorado seja o Menino Jesus, Aquele que nasceu para ser o nosso Salvador! O Salvador de toda a humanidade!
Que Deus abençoe você!

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...