Carentes

Carentes



Por Pe. Jorge Ribeiro


Todo sentimos ausência, vazio, saudades e carências. Entretanto, para quem está em certo equilíbrio, não sai à procura desregrada de se encher com as primeiras possibilidades e presenças que se encontram. A carência é como animal faminto, não escolhe o alimento. A pessoa carente busca se preencher e, caso não tenha um fundamento sólido, termina por se abarrotar de quinquilharias.
A nossa natureza humana tende a ser realizada, satisfeita, completa, feliz, mas de maneira absoluta é impossível, a não ser quando se cala ou se ignora os desejos mais profundos da alma humana; entretanto, as exigências são diversificadas e ao longo do processo existencial, as pessoas vão se acomodando e vão restringindo o desejo d felicidade a alegrias momentâneas, que provem de coisas, pessoas ou situações. Destarte essa consideração, quando algo ou alguém que oferece esse suporte já não é mais presente, geralmente, as pessoas vão em busca de uma solução, pois a ausência vazia é insuportável.
Aqui entram os subterfúgios  e as fugas, onde se mascaram os verdadeiros desejos e exigências com paliativos, que se esvaem fugazmente, mas que muitos preferem a não permanecer na carência. E tanta vezes se justifica tal sujeição a slogans de fácil manipulação sociocultural, como “meu corpo minhas regras”, “cada qual faz o que gosta”, “sou dono do meu próprio nariz”, entre tantos exemplos, e isso por um lado obscurece a mente  e o olhar da pessoa carente, que até se torna ríspida em relação aos outros e também a faz “absoluta”, justificando-se que agora é que está vivendo de verdade. O enfileirar-se de oportunidades logo bate à porta e esse caminho pode não ter volta.

A carência não é somente afetiva, mas é também social, de reconhecimento, relacional ou de outra dimensão. Em comum  a carência expressa ausência, vazio e necessidade de se completar. E quando não se tem bem claro o que se deseja e o que se pretende, a pessoa pode se empanturrar com as primeiras coisas ou pessoas que aparecem ou realidades mais fáceis também.  Algumas vezes essa carência se explode como grito de libertação ou de autonomia, mas acaba por revelar um abismo ainda maior. Enquanto seres carentes perambulamos nas vielas da existência em busca de uma sentido apaziguador e quando não se percebe claramente esse percurso ou se cansa de esperar e de caminhar, abate-se o desânimo, a tristeza e até mesmo a angústia, o que pode contribuir para que as escolhas não sejam bem elucidadas e coerentes. A carência é porta para muitos vícios, desvios, ostracionismos e outros tantos errados indumentos. O que pode curar a carência e os carentes é a presença, seja dando um significado ao existir, seja fazendo resinificar as próprias escolhas. Não se pode confundir  ausência com necessidade e nem carência com preenchimento. O que está em jogo é o valor de si mesmo e a perspectiva que tem do próprio futuro. O maior inimigo de uma vida equilibrada e que encontre a via apropriada é a ansiedade, assim como a pressa e a mania de dar satisfação.  A realização não está no complemento, mas na capacidade de si encontrar consigo mesmo.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...