AINDA POSSIVEL O NATAL


O Verdadeiro Natal

por Guilhermina Batista Cruz - guilherminabcruz@click21.com.br

As festividades em comemoração ao Natal e a chegada do Ano Novo se aproximam e tudo fica mais bonito nesse período: ruas iluminadas, lojas enfeitadas, shoppings decorados. Todo o comércio com presentes disputando a preferência do consumidor.

Desse modo, nessa época do ano, boa parte da nossa sociedade costuma dar mais ênfase às festas e a troca de presentes entre as pessoas, do que a real comemoração do aniversário de nosso Mestre Jesus.

Será esse o Natal de Jesus? Temos a certeza que não. O Natal do Cristo Jesus é bem diferente de tudo isso.

É o Natal do amor, no sentido universal, é o Natal da solidariedade, da caridade para com o nosso próximo. Pensando assim esse é o momento certo para olharmos para dentro de nós mesmos e fazermos um balanço de tudo aquilo que fizemos durante esse ano que termina.

Será que comemoramos o Natal de Jesus no decorrer deste ano? Será que fizemos a caridade como mandam os ensinamentos do Mestre Maior? Isso é o que deve tocar fundo em nossos corações.

Que tudo possa se transformar em paz, harmonia, em serenidade para todos nós, de acordo com os ensinamentos do Evangelho de Jesus.

Com força, com determinação e coragem haveremos de construir um mundo melhor, onde todas as nossas crianças crescerão dentro dos ensinamentos evangélicos, onde as lágrimas da fome e do desamparo desaparecerão dando lugar ao sorriso de confiança e de segurança, de que o nosso Planeta tanto precisa para sua transformação de um mundo de provas e expiações em um mundo de regeneração.

(Editorial OSCEB)

Desejo a todos muita paz e luz, que o Natal do Mestre Jesus penetre em seus corações, inundando-os com seu amor sublime e que no ano que se iniciará em
breve, nossos própositos para o bem se fortaleçam cada vez mais na prática
da caridade, do amor e do perdão.

Muita Paz e Luz!
 

AS RAZOES DA ESPERANçA


A esperança é o combustível da vida

Vida sem sabor é uma vida sem perspectivas de quem se cansou de tentar
A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa. Interessante observar que quem perde a esperança mais profunda perde o sentido de sua vida; sem esperança viver não tem sentido. O próprio antônimo dessa palavra é DESESPERO, ou melhor, a perda quase que em estado definitivo da esperança. E este [desespero] é capaz de corroer o coração.
A esperança é a vacina contra o desânimo e contra a possibilidade de invasão do egoísmo, porque apoiados nela nos dedicamos à construção de um mundo melhor. A perda da esperança endurece nossos sentimentos, enfraquece nossos relacionamentos, deixa a vida cinza, faz a vida perder parte do seu sabor. Porém, todos os dias somos atingidos por inúmeras situações que podem nos desesperar.
A esperança é o combustível da vida, a forma de mantê-la viva é não prender os olhos nas tragédias, pois a cada desgraça que contemplamos corremos o risco de perdê-lo [combustível]. Existe na mitologia grega a presença de uma figura interessante: uma ave chamada fênix, que quando morria entrava em autocombustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. A fênix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.
A impressão causada em outros animais por sua beleza e tristeza chegava a lhes provocar a morte. Nossa vida passa por este processo várias vezes num único dia, ou seja, sair das tragédias para contemplar a beleza que não morreu, a vida que existe ainda, como fazia essa ave mitológica. Alguns historiadores dizem que o que traria a fênix de volta à vida seria somente o seu desejo de continuar viva, depois de completar quinhentos anos elas perdiam o desejo de viver e aí se morressem não mais reviviam. O desejo de continuar a viver era sua paixão pela beleza, que é a vida.
Vida sem sabor é uma vida sem perspectivas; quem cansou de tentar, cansou de lutar e desistiu de tudo, uma vida que apenas espera o seu fim, por pensar que nada que se faça pode mudar coisa alguma. Quem perdeu a capacidade de sonhar, o desejo de felicidade confundiu-se com a utopia. Felizmente não existe motivo para desanimar, lembrando as palavras de São Paulo: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Não falamos aqui de qualquer esperança, mas da autêntica esperança, que não se apóia em ilusões, em falsas promessas, que não segue uma ilusão popular em que tudo se explica.
A esperança verdadeira, vinda de Deus, é uma atitude muito realista, que não tem medo de dar às situações seu verdadeiro nome e tem sempre Deus como fator principal. Não tem medo de rever as próprias posições e mudar o que deve ser mudado.
À medida que perdermos ilusões e incompreensões temos o espaço real no qual pode crescer a esperança, que nada mais é do que a certeza de que tudo pode ser melhor do que o que já vemos. E o desejo de caminhar na direção da vida, atraídos pela sua beleza que no momento pode somente ser sonhada, mas é contemplada pelo coração.
O homem pode ser resistente às palavras, forte nas argumentações, mas não sobrevive sem esperança. Ninguém vive se não espera por algo bom, que seja bem melhor do que o que já conhece, já possui ou já experimentou. Deus alimenta nossa vida por meio da esperança!
Pe. Xavier
http://blog.cancaonova.com/padrexavier
24/07/2008 - 07h00

SANTA LUZIA


13 DE DEZEMBRO
DIA DE SANTA LUZIA
Santa Luzia
Protetora dos olhos e da visão
Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.
Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.
O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.
Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".
Oração à Santa Luzia
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Hino Oficial da Padroeira de Santa Luzia
Ó Virgem Santa Luzia, nossa querida padroeira, lá no céu onde estás és a nossa Medianeira.
A tua vida é para nós modelo
nós queremos seguir o teu exemplo
por tua virtude e grande amor
a Ti nós dedicamos este templo.

Olha pra nós os filhos teus
Ó Virgem Mártir que nos dás a luz
Santa Luzia, Virgem Piedosa
manda-nos sempre as bênçãos de Jesus.

Tua candura puro emblema de fé
Virgem querida dá-nos tua proteção
és nosso guia, nossa vida e esperança
a ti ó Mártir, uma eterna devoção.

Fontes: Santos da Igreja Católica
SANTA LUZIA
Em Siracusa, Itália, na cidade de Sicília,
No final do segundo século do cristianismo,
Nascia a protetora das doenças dos olhos,
Santa Luzia.

De família ilustre, seus pais eram nobres sicilianos,
Luzia ficou órfão de pai quando tinha quatro anos.
Quando jovem, Luzia possuía dotes físicos admiráveis,
Em seu rostinho sobressaiam-se os olhos da santidade.

Tudo isto lhe atraía jovens afamados e de altas linhagens!
Luzia carregava consigo o seu voto de castidade,
Comprometida com Cristo, a virgem e mártir é a verdade!

Santa Luzia ou Lúcia, doou seus bens aos necessitados;
Com sua mãe visitou o túmulo de Santa Águida em Catânia.
Este ato reforçou o seu grande amor em Cristo crucificado,
Luzia levava às pessoas à luz de bondade e a caridade.

Dos olhos e suas doenças Santa Luzia é a grande protetora!
Por seguir a doutrina cristã e negar adoração aos ritos pagãos,
A mártir Santa da Graça Iluminadora possivelmente, depois de ser flagelada foi decapitada ao fio de espada!
A Santa previu e acertou o fim da perseguição aos cristãos!

* Santa Luzia conservai-me a visão e sua luz espiritual, amém...
Autor: Manuel de Almeida (Manal)

SENHORA DE GUADALUPE

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


Nossa Senhora de Guadalupe
RoseMesoamerica, o Novo Mundo, 1521: A capital do Império Azteca é derrotada pelas forças de Cortez. Menos de 20 anos depois, 9 milhðes de habitantes da terra, que professaram por séculos uma religião politeísta com cruéis sacrifícios humanos, são convertidos ao Cristianismo. O que aconteceu nestes tempos que produziram incríveis conversões e sem precedentes históricos?
Em 1531 uma "Senhora do Céu" apareceu a um pobre índio de Tepeyac, em uma montanha a noroeste da Cidade do México; Ela identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instrui-o a dizer ao Bispo que construisse um templo no lugar, e deixou Sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma, um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos, mas não mostra sinais de deteriorização depois de 474 anos, desafiando qualquer explicação científica sobre sua origem.
Aparentemente parece refletir em seus olhos o que estava a Sua frente em 1531!
Anualmente, Ela é visitada por 10 milhões de fiéis, fazendo de Sua Basílica no México, O Santuário Católico mais popular do mundo depois do Vaticano.
Ao todo 24 Papas tem honrado, oficialmente, à Nossa Senhora de Guadalupe. Sua Santidade João Paulo II, já visitou seu Santuário por 3 vezes: Em sua primeira viagem como Papa em 1979 e novamente em 1990 e 1999. Ele ajoelhou-se diante de Sua imagem, invocou Sua assitência maternal e dirigiu-se a Ela como a Mãe das Américas.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...