A pintura de si

Eu sou eu e minhas circunstancias, eu sou o destino e o objeto do meu livro, em minhas paginas desenho a mim mesmo; essas e outras revelaçoes de alguns filosofos, que a primeira vista parece ser a demonstraçao desvelada de egoismo, é a mais pura manifestaçao da filosofia do eu, que por meio de um desconcertante pluralismo  e por meio de um vocabulario altamente personalizado, esses estudiosos buscam expressar em primeira pessoa o que seria a vontade contida de todas as pessoas, dado que tudo aquilo que fazemos é para confirmar ou desenhar aquilo que queremos ser.
Ao pintar seus retratos em primeiro plano, ou seja, desmistificar-se e demonstrar-se assim como sao, esses pensadores evitam os maus-entendidos e prejuizos, mas também podem liberar uma imagem distorcida de si mesmos; alguns revelam os proprios defeitos e limites, a ponto de provocarem irritaçao e desdem, outros se embriagam consigo mesmos e acabam por se elevarem quase a razao do existente; entretanto, com a descoberta do sujeito pensante e sensivel e da sua intersubjetividade, nao se pode fazer menos que refletir sobre o homem e o seu destino, a sua funçao no mundo e a possibilidade de um futuro.
Esse auto-retrato filosofico especifica que em genero universal, particularizado ou em primeira pessoa, o homem é e sempre foi, o objeto da reflexao, ainda que essa tenha se orientado por outras vertentes e que nao haja a coragem ou o cinismo de colocar-se como a proposta do estudo e o porque da pintura. Tudo que se escreve ou que se desenha parte sempre da visao de alguém, e por que nao descrever ou pintar esses mesmos sujeitos em seu ato de perceber?

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...