LA PAURA


Paura



La paura? Che triste la paura? Orribile, la cosa che temo di più? La stessa paura! La paura provoca paura. Voglio scappare dalla paura, io voglio superare la paura, voglio vivere senza paura. Paura di vivere, paura di morire, paura de stancarmi, paura di sperare, paura che non trovi senso per le proprie paure!
La paura è un animale feroce e affamato, mangia l’immaginazione e la capacità di essere diverso e presente a se stesso; la paura come un blocco di ghiaccio frena, blocca e mummifica, perché non permette di slanciarsi verso l’altro e verso lo sconosciuto; la paura è l’egoismo che diventato immedesimarsi esageratamente in se stesso.
Il contrario e la cura della paura non è il coraggio, questo è solo l’altro lato della stessa moneta, cioè si supera la paura mettendosi in gioco, lasciandosi guidare per legge di libertà e di speranza.  La paura avviene perché si aspetta troppo di tutto e di tutti e il coraggio avviene quando uno riesce a rompere i propri limiti e andare oltre il proprio orizzonte senza richiedere un successo.
Senza paura non s’interroga e non si ricerca e come ogni crisi ha il suo vertente positivo, ma vivere di paure significa nascondersi nel proprio guscio perché si teme soffrire o non avere quello che s’idealizza. Esorcizzare la paura è prendere coscienza di sé, maturare le proprie fragilità, accettarsi come si è e varcare le nuove possibilità….

DO MEDO


Do medo



            O medo é triste, o medo é medonho, a coisa que mais tenho medo é do mesmo medo. O medo é horrível, o medo mete medo, somente de pensa-lo já estou amedrontado. Quero fugir do medo, quero superar o medo, quero viver sem medo, ai que medo que tenho.
            O medo é como um turbilhão de reações perante o desconhecido o sobre algo que se há receio de enfrentar e essa avalanche de vicissitudes negativas arrasta a pessoa ao mais profundo de si, não como reflexão personalizada, mas como um fechar-se na própria situação; o medo é uma doença e como tal deve ser enfrentado, sem muitos raciocínios ou conjecturas, ou seja, deve ser atacada com energia e não se deixar prender da um fúlvido dialogo, pois pode fazer precipitar num poço sem saída e sem possibilidades.
            O medo é uma melancolia de frustrações sofridas ou de não conseguir a meta pensada, pois o medo é paralisação e refreamento diante de coisas, pessoas ou situações, reais ou cogitadas, dado que é um estado emocional, psicológico ou espiritual, que envolve todo o ser e o qual se reflete em todas as suas dimensões. 
            O medo também pode instigar a pessoa a dar saltos qualitativos, isto é, pode condicionar a pessoa a se lançar em projetos ambiciosos, aos quais não se aglutinaria sem uma porção forte de medo ou de coragem, pois essas são faces da mesma moeda; o medo é a ausência da força e da ambição da coragem e a coragem é o desafiar a própria densidade e jogar-se numa realidade obscura.
            O medo pode ser o motor para um desenvolvimento extraordinário, assim como pode ser o veiculo de uma vida paralisada, em si é algo neutro, mas que dependendo do uso que se destina pode ser trazer frutos positivos ou ser somente uma sobra densa e negativa.  O medo pode ser inculcado por falta de superação de certos prejuízos ou lendas, assim como pode ser fruto de um disposição da própria pessoa.
            A pessoa sem medo é um pessoa excepcional ou perigosa, pois o medo coloca limites e faz raciocinar sobre as consequências das próprias ações e a falta de medo pode levar a atitudes nobres, mas também desastrosas, dado que para se defender e proteger a pessoa pode combinar atrocidades.  A pessoa medrosa, geralmente insegura e complexada em relação a si mesma, pode vir a cometer determinados atos excelentes ou monstruosos para manter a sua incolumidade. O medo é o modo de ser e viver de quem espera sem a serenidade de quem confia e de quem se sente realizado.
            Mergulhar no mais profundo inferno da condição humana e escavar as motivações e\ou perplexidades que provocam esse modo de si avizinhar da vida, parece-me uma via para poder superar as possíveis catástrofes de uma condição vivida de medo e de espanto. Certamente que vive de medos faz a  triste experiência de máximo distanciamento de si mesmo e dos comuns projetos de uma pessoa; resta a busca de cura e o entregar-se a situações que possam ao menos aliviar o devassante efeito do medo.
Penso que até a experiência religiosa possa ajudar na superação ou na canalização do medo. Mas somente um Deus desconfortante, como apresentado por Jesus Cristo, ou seja, um Deus sofredor, martirizado das chagas e das misérias humana poderá atingir o núcleo de exasperação e transformar o medo em força de superação, porque Ele oferece a todos os marginalizados e desconcertados de todos os tempos um verdadeiro abraço que liberta e oferece esperança.
             

Da Angustia


DA ANGUSTIA


“Quando o sorriso se perde na face e a tristeza invade”, essa frase de uma musica diz o que em síntese se pode experimentar quando a angústia se torna uma visita constante.  Essa sensação contínua de vazio e  de insatisfação, que na maioria das vezes vem traduzida com tristeza, inquietude e desgosto.
Montaigne diz que “quem tem medo de sofrer, sofre já pelo que teme”, isso é muito inciso quando se padece da angústia, pois essa porta a desejos e sentimentos adversos, levando, muitas vezes, a obscurecer o próprio juízo sobre situações e pessoas; a angústia carrega consigo um certo que de amargura, revolta e dúvidas, mas também evoca a irrealização pessoal de projetos e de buscas existenciais.
A angústia como desaprovação de sistemas e de estruturas que bloqueiam e escravizam e a angústia como grito exasperado de quem padece o peso de uma existência que se apresenta dura, inconclusa e sem futuro, e assim, em variantes  quadros diversos muitos expressaram a dor interior, tais como Heidegger, Camus, Sartre, Kierkegaard, Todorov, Dostoievski, Montaigne; o medo da guerra, da doença, das invasões e de tantas eventualidades novas levam à angústia, como perplexidade perante o desconhecido, como reação a algo ou alguém que ainda não se compreende bem.
A desintegração do eu ou a falta de contentamento é a versão mais conhecida da angústia psicológica ou existencial, onde o dinamismo pessoal se transforma em relutância e  paralisação; o movimento que comporta, ordinariamente a arte de viver se compromete profundamente e a pessoa passa a construir a sua estrada na fronteira do dessabor e do sofrimento.
O pensamento moderno e, em geral, o modo de viver de nosso dias, apresenta um remédio pior que o mal, ou seja, para superar a angústia do homem contemporâneo oferece modelos alternativos de cura, e esses se demonstram mais devassantes que a angústia mesma, pois o vazio,  a perda dos valores e a decadência são ainda maiores. A angústia arrasta consigo um pessimismo, mas a alienação utilitarista ou religiosa proposta come legitimo remédio ao mal se transforma em ódio geral contra tudo e todos.
A revolta, a desrazão, o nada, o fideismo e a poesia como alternativa a essa desesperada conflitualidade que se é imerso o homem contemporâneo e tantas saídas resultaram tremendas, desde os campos de concentração,  as ditaduras politicas e sociais, a banalidade cultural, a alienação religiosa, as guerras, os movimentos naturalistas e grandes expressões de protestos contra a desumanização dos dias hodiernos.
 Pois na esfera pessoal, o remédio vem representado nos inúmeros gestos isolados de beleza, de brutalidade e de inventivas; depois tantos gritos sufocados e tantos tormentos escondidos, assim como exasperações desembocadas em loucuras, atos extremos de violência, suicídio e depressão. Alguns externaram nas poesias, nas cartas, nas esculturas, nos livros, nas musicas esse desafio e muitos atravessaram o deserto e chegaram a se refrescar com agua límpida da serenidade interior, mas nem todos se permitem ou tem a graça dessa meta.
 Mas o que fazer quando essa dor dilacerante, deprimente e amarga invade o espirito? Como reagir se até as coisas mais gostosas perdem o seu encanto e sabor? Como superar o vazio oceânico que toma corpo depois de cada ação e de cada momento vivido? Como aterrissar dessa viagem sem destino e que continuamente te joga verso o nada absoluto? Como é possível sentir essa queimadura psico-espiritual sem nenhuma causa ou motivação aparente que possa arrastar uma reação desse tipo? Por que essa insatisfação de si e da vida em geral? Por que esse viver atinge somente quem busca encontrar um significado para a própria existência? Seria melhor refugiar-se e alienar-se em formas alternativas de abobamento da consciência ou decair na banalidade de ser e existir?

VIDA SEM DESTINO


Vidas Sem Destino (Gummo. 1997)

Filme difícil de digerir, um tanto quanto denso. A experiência não é das mais agradáveis. De fato, durante a projeção fiquei tentado a desistir de chegar até o final – não pela temática do projeto, mas pela maneira que o filme é conduzido. Uma sensação de mal estar é quase que inevitável durante os 89 minutos que nos encontramos em frente à tela.
O responsável pela façanha é o cultuado Harmony Korine, que estrou no cinema ao assinar o roteiro de um outro filme perturbador: Kids. Em Gummo, ele estreia como diretor e faz algumas experiências bizarras no controle das câmeras.
É um exercício penoso tentar elaborar uma sinopse para este filme, porém se eu tivesse que identificar um protagonista para a história (se é que podemos dizer que há uma história) seria a caótica cidade de Xenia, em Ohio. Ao mesclar ficção com fatos reais, Korine nos apresenta a um lugar pós-apocaliptico após um tornado ter devastado à cidade em questão.
Muitos morreram, pessoas foram dizimadas e famílias despedaçadas.Já não há mais adultos e agora as crianças e adolescentes sobrevivem por eles mesmos. Neste contexto, como seria a vida destas pessoas? Harmony Korine traz uma visão niilista em sua película: há uma desconstrução de padrões difícil de suportar. A cidade é imunda e desorganizada – não há uma única cena que não seja extremamente poluída (entenda sujeira, brinquedos despedaçados, pernas de boneca penduradas, camas desarrumadas, louça sem lavar, água preta, carros quebrados, roupas velhas, unhas sujas, entre outros).
O filme não tem uma história central. Ele começa sem um início e termina sem um fim. Simplesmente somos arremessados para dentro da cidadezinha de Xenia. Como uma espécie de guia turístico, o diretor nos convida a conviver por alguns minutos com a rotina de seus moradores. Somos introduzidos para a escória do submundo humano – vamos participar da antivida de seus habitantes e mesmo querendo fechar os olhos, vislumbraremos apenas como se dá a sobrevivência daqueles que, de alguma maneira, já estão mortos.
Dentre estes habitantes, temos um núcleo inspirado no White Trash – ou Lixo Branco, termo utilizado para pessoas brancas de baixíssimo estatuto social, cultural e econômico. Equivale a chamar as pessoas de selvagens ignorados pela civilização. De fato, é isto que encontramos. Pessoas esquecidas que cultivam a sua própria imundice, como num movimento que diz “é isto que vocês querem? Então é isto que vocês teem!” – um freak show depressivo, onde encontramos a podridão da humanidade concentrada num único local.
O mais irônico, e talvez este seja o ponto que Harmony Korine pretenda chegar, é que por mais distante que este mundo pareça estar de nós, encontramos nele tão somente o que encontramos no nosso dia-a-dia. Não há nada de novo, senão repetição do nosso cotiano. Talvez seja por isto que nos sentimos tão perturbados: quando encontramos à nossa imundice espelhadas diante de nós, sentimos repulsa – quando não vergonha – de quem somos.
Basta pegar os elementos tratados em Gummo e comparar com nossa vizinhança – ou mesmo dentro de nosso lar: suícido – há relatos desesperados pelo fim do tormento que é esta vida sem sentido, nem razão; prostituição – há pessoas que vendem seus próprios entes para se prostituirem em troca de algum dinheiro; abuso sexual – pais que estupram filhos e pessoas que forçam uma relação; racismo; dependência de drogas; tortura de animais; violência pró-diversão; doença; preconceito e homofobia.
Tudo isto manifestado por jovens menores de idade. O tapa na cara é forte. A discussão é hiper-real justamente por que não sabemos o que seria da vida caso estivéssemos nesta posição surreal. Existe o real, evidenciado pelas situações acima, ofuscada por um fictício, que é o universo proposto porKorine. Quando pegamos todos os elementos e jogamos num liquidificador temos uma sociedade hiper-real: não falsa, não fantasiosa, mas real em um determinado nível de modo que não podemos alcançar esta realidade – por isto hiper-real.
Filme de alto teor culto e reflexivo, porém na mesma proporção encontramos a melancolia, pessimisto e desânimo. Fora a trilha sonora que te leva entre músicas calmas dos anos 50 para o thrash metal mais pesado possível. Isto atenua ainda mais o mal estar, como se lhe jogassem para cima e para baixo sem freio nem remorso.
Eu, particularmente, não pretendo revisitar o filme, a não ser em minha mente, onde ele está bem vivo, principalmente algumas cenas chocantes que insistem em permanecer. Termino esta resenha e vou direto tomar uma aspirina, para curar a dor de cabeça, e um energético, para me trazer disposição e – quem sabe? – um sorriso. Korine pegou pesado demais neste trabalho. Porém eu bato palmas de pé para o diretor e irei acompanhar os seus outros trabalhos, afinal ele atingiu o seu objetivo apenas ao trazer o espelho para a tela de projeção.
Por: Evandro Venancio. Blog: EvAnDrO vEnAnCiO.
Gummo. 1997. EUA. Direção e Roteiro: Harmony Korine. Jacob Reynolds, Chloë Sevigny,  Nick Sutton, Jacob Sewell.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...