Chegou os meus 47 anos!

Chegou os meus 47 anos!


Pe. Jorge Ribeiro
www.pjribeiro.blogspot.com

Hoje completando 47 anos, o que dizer, o que expressar? Por um lado agradecer. Gratidão é um sentimento nobre que ajuda a ter noção da própria existência e por onde ela deve ser encaminhada. A gratidão a Deus pelo dom da vida e por me permitir celebrar esse ano assim, cuidando da saúde, uma parada faz bem também. Gratidão aos familiares e amigos que se fizeram presentes de diversas formas e maneiras. Vocês são esses ingredientes necessários para preencher os múltiplos sonhos de meu caminhar. Gratidão aos paroquianos, a razão de minha ação pastoral e da busca de um ministério que possa fazer a diferença. Gratidão ao corpo docente, discente e funcionários da FACFS, é lá que tenho  consumido mais tempo desses últimos meses. Gratidão também a quem, por razões diversas procuram dificultar o meu trabalho, perseguir, caluniar. Faz parte, até Jesus foi cutucado. Os carrascos nos ajudam a melhorar e não acreditar na bondade universal das pessoas. Infelizmente os interesses e ciúmes levam as pessoas a serem ferozes e maldosas. Enfim, gratidão ao universo do qual faço parte, somos natureza e parte dessa criação de Deus. Cuidemos do mundo criado e as bênçãos recairão sobre nós. Sem esquecer, o irmão e amigo Padre Paolo Cugini, ele escreveu ontem da Amazônia, onde está em nova missão, o que seria fazer 57 anos, a partir da iniciativa dele também estou me ousando expressar nesses 47 anos.
O segundo sentimento que quero expressar nesse dia é de perdão, sim a consciência que nem sempre vivi do melhor modo possível, faz-me pedir perdão, desde os erros cometidos, as omissões, as indiferenças e às vezes que deveria ser mais enérgico nas minhas decisões. Perdão se escandalizei alguém e se na autonomia do uso da minha liberdade causei perplexidade ou qualquer sentimento não positivo. Perdão por ter amado mais e perdido tempo com quem de fato merece. A reconciliação é sinal do amor.
O terceiro sentimento de hoje é esperança. Espero dias melhores e que a minha vivência com os outros possa ser melhor também. Esperança que haja mais justiça no Brasil e menos corrupção. Esperança que cada líder assuma seu compromisso e responsabilidade e a igreja também assuma seu protagonismo e oferte uma palavra de alegria e esperança ao povo. Esperança tenho porque a fé derramada em nós não decepciona. A esperança é o que nos mantem de pé e lutar por uma vida e por uma sociedade mais solidária e igualitária.
Encerro dizendo muito obrigado, mais uma vez. O hoje é o que temos. Dizia na sala de aula, hoje, que a vida só tem sabor se vivida cada instante e cada momento como se fosse único. E é. Mas muitas vezes esquecemos e transferimos para depois, para o passado ou para os outros. Hoje, acordar, orar, ir trabalhar, participar de formação, ministrar aulas, almoçar com família e amigos, celebrar a santa missa, responder mensagens. A vida é isso. O resto é sonho. O hoje que temos para nos reconciliar com Deus, para fazer o bem, evitar o mal e ser o que queremos ser. Esse é o tempo favorável, tempo de Deus, tempo nosso.

Deus seja louvado!


Em caminho

Em caminho

A Quaresma é um itinerário a se percorrer. Não é somente um tempo, ainda que favorável, é um percurso, uma caminho a se fazer. Ao se colocar no caminho, tantas experiência e vivências se cruzam e se entrecruzam, pois a dinâmica do colocar-se em movimento é se entrelaçar com outras pessoas que também perfazem o trajeto. É na encruzilhada da caminhada que o cristão deve olhar para dentro de si e para o próximo e, a partir daí, verificar se o caminho que ele fez corresponde ao ideal da fé que professa e do propósito que se faz, de conversão pessoal e social. 
Perante os encontros e os percalços que se possa ter ao longo da trajetória, faz-se necessário abrir a mente e o coração para poder acolher as novas necessidades de mudança e escutar os gritos que clamam por maior justiça e interesse. A Quaresma não se caracteriza pelas renúncias que se possa fazer ou pelo jejum a ser praticado, mas pela capacidade de se colocar à disposição para adequar o próprio caminho ao caminho do Senhor. 
As belas experiências das via-sacras, dos encontros da CF, as visitas às famílias, tudo isso permite ao cristão fazer uma aproximação do que ele acredita daquilo que são as práticas devocionais e os frutos da tradição. A piedade que as pessoas empreendem nos encontros, meditando a Palavra de Deus e os textos que a Igreja indica para esse tempo, faz com que a Quaresma não estacione numa busca intimista de perfeição, mas em comunhão e em transformação da comunidade em que se encontra inserida a pessoa. 
A proposta da Quaresma é uma perspectiva que se abre, tanto de revisão pessoal e social, mas também como capacidade de situar-se. Irmanando-se nas diferentes situações que se propõe a reflexão da CF e no sofrimento de tantos que são injustiçados e padecem o peso da corrupção, assim, estar em caminho significa não assumir a realidade como pronta e não se deixar esmorecer pelas dificuldades, mas refazer e reinventar o caminho a cada dia. A quaresma ajuda a refletir sobre a caducidade da vida: do pó vieste e ao pó voltarás, mas é também um grito de libertação, pois o deixar-se reconciliar com Deus, apresenta-se como a possibilidade de renovação, de restauração e de uma luta, que ainda que difícil, não é inútil e nem em vão. 
O fruto e a alegria do caminho é o próprio caminhar. Onde chegar? Esse é outro detalhe. Viver a experiência do momento é o que faz ser peregrino e discípulo. Tantas vezes perde-se tempo em busca de uma igreja pura, santa, perfeita, liturgicamente correta, mas não se percebe a alegria e a transformação das rezas em grupos, das caminhadas e peregrinações que os fiéis empreendem.  As conversas com os idosos e enfermos e com seus familiares, por exemplo, humaniza e oferece atualização do Evangelho que, muitas vezes, nem nas pomposas celebrações se tem acesso. 
Enfim, a Quaresma possibilita a viver o cristianismo de modo encarnado e atual, sem os devaneios e os rubricismos que engessam e tiram a espontaneidade dos atos religiosos. A missão acontece aí onde as pessoas se deixam tocar uma pelas outras, na convivência, no diálogo, nos desencontros também. O formalismo gera apenas funcionários e especialistas. A naturalidade cria vida e esperança. Que importa se a senhora ao lado canta errado o bendito, importante que sua fé leva ao encontro com o Servo Sofredor. É preciso caminhar sempre, ainda que os pés estejam sangrando, mas parar é que realmente mata. 

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...