O pior cego é aquele que não quer ver

“O pior cego é aquele que não quer ver”[a]


A alienação e a omissão são presentes demais nas nossas vidas. Muitas vezes somente enxergamos o que nos interessa e o que queremos. Daí vem a pergunta: Pode existir a negação do querer ver? Podemos prosseguir ainda nos perguntando: Alguém pode querer negar o óbvio ou a verdade? Essa atitude pode ser por conveniência, por comodismo ou mesmo por indiferença. Então: Que tipo de cegueira nos impedem de ver a realidade assim como ela é?
Damo-nos conta das diversas cegueiras existentes, assim como mudez também: desde aquela cegueira física, a normal que alguém perdeu a visão, mas também existem a cegueira - mudez mental, a afetiva, a relacional, a psicológica, a intelectual, a social..., e outras que se pode classificar. Em comum a falta de clareza na percepção da realidade e o silêncio perante situações que se pode interferir.
A partir de uma leitura do Evangelho (Mc 7, 31-37), que Jesus cura uma pessoa da sua surdez e mudez, restituindo-a no mudo das relações e entendimentos, a partir da compreensão das vivências, para que volte à comunicação e, portanto, ao encontro com o outro, perguntamo-nos: Que mudez / surdez queremos nos libertar para poder exercer a nossa autonomia como discípulos de Jesus Cristo?
Cabe ainda uma reflexão em primeira pessoa que cada qual pode se fazer: A minha surdez me impede de ir ao encontro das outras pessoas? Tenho medo de me expor e de ser mal-compreendido? Ou será que me sinto dono da verdade e busco resolver tudo sozinho e não me coloco em disponibilidade ao próximo? Existe uma surdez real, mas também aqueles que não querem ouvir.
Ser surdo é não perceber completamente o que acontece ao derredor. A surdez gera vazio, esterilidade, tristeza, egoísmo, fechamento e impede de amar com autenticidade. Aqui um outro questionamento: como anda a minha comunicação com Deus e com as pessoas? A surdez que impero em relação ao outro e suas necessidades também me impede de ouvir e compreender a Palavra de Deus!
A palavra precisa do silêncio para realizar a sua função, senão ela se confunde com os outros ruídos. É preciso desbloquear o que impossibilita o contato com a Palavra: os medos, os preconceitos, os absolutismos, as intolerâncias, as exclusões, as autossuficiências, as arrogâncias, quer dizer, tudo que causa interferência no encontro sincero com a outra pessoa.
Em Jesus e desde sempre Deus está aberto a nos acolher e se coloca em comunicação com à Humanidade! Ele nos fala pela Palavra, pelos Sacramentos, pela criação… , mas é preciso destapar o ouvido e a mente para escutar sua voz. Faz-se necessário a abertura verso o outro. Sair da própria ilha. E o Evangelho citado Jesus clama ao surdo / mudo: Abre-te: assim ele o cura do egoísmo e do mutismo do fechamento. Finalizo voltando à analogia do quer ver, agora citando Saramago no seu Ensaio sobre a cegueira, que parece inferir essa verdade: o pior cego é o que não quer ver, quando ele diz:  Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”.







[a] Segundo os arquivos históricos:  Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D'Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...