A beleza da fé


A alegria de ser Cristão




alegriaA alegria e o gozo de viver a palavra de Deus são características próprias de um cristão adulto.
Há diversos tipos de alegria, diversos graus. Mas só se pode falar em alegria no sentido pleno quando a pessoa sente que o melhor de si mesmo, das suas capacidades, dos seus desejos se realiza. Há alegria quando encontramos algo profundamente amado.
De acordo com este ensinamento de S. Tomás de Aquino, e vendo as potencialidades desta afirmação o Papa Paulo VI, na exortação apostólica Gaudete in Domino, afirma que o ser humano não só pode sentir e experimentar as alegrias humanas quando está em contato e comunhão com a natureza e com a humanidade, mas também pode atingir o grau mais elevado de felicidade que é a alegria da comunhão com Deus. Aí, o ser humano conhece a alegria e a felicidade espiritual quando o seu espírito entra em comunhão com deus, conhecido e amado como que de melhor a vida nos traz. A alegria verdadeira não provém dos prazeres efémertos nem das certezas do mundo, mas sim da vida espiritual, pois é um fruto do Espírito.
Alegria Cristã
A alegria cristã não é apenas um estado psicológico. É por sua essência uma participação espiritual da alegria insondável – simultaneamente divina e humana – do Coração de Deus. Através da oração pode experimentar-se mais profundamente esta grande alegria: cada cristão sabe que vive de Deus, para Deus e em Deus.
E ninguém é excluído deste chamamento universal à felicidade, na sua vida concreta. É a partir da vida no espírito, que os discípulos de Jesus Cristo são chamados a participar da alegria de Deus, alegria essa que se fundamenta na participação no amor que há na Trindade. Jesus quer, que cada um de nós sinta dentro de si a mesma alegria que Ele sente: “Eu revelei-lhes o Teu nome, para que o amor com que Tu Me amaste esteja neles e Eu também esteja neles” (Jo 17, 26)
O caminho das Bem – aventuranças
Estar dentro do amor de Deus é uma possibilidade que se realiza nesta vida concreta, através da opção pelas coisas do Reino. Claro que pode obrigar a um caminho difícil, mas é o único que leva à verdadeira alegria: o caminho das Bem – aventuranças.
As “Bem – aventuranças traçam a imagem de Cristo e descrevem sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória de Sua Paixão e Ressurreição: iluminam as acções e atitudes caracteristicas da vida cristã; são promessas paradoxais que sustentam a esperança nas tribulações; anunciam as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas pelos discípulos; são iniciadas na vida da Virgem Maria e de todos os santos.
Convém ter presente que a alegria do Reino feita realidade, não pode brotar senão da celebração conjunta da morte e ressurreição do Senhor. É o paradoxo da condição cristã que tem em Jesus Cristo o seu esclarecimento. À luz do novo Adão, os sofrimentos e dificuldades não são iluminados, mas adquirem um novo sentido, porque há a certeza de participar na redenção realizada por Jesus Cristo e participar da Sua Glória.
O cristão, por muitas dificuldades que enfrente, desde que esteja inserido na comunhão de amor Trinitário, sente sempre a alegria divina, pois participa do amor de Deus. Esta consciência leva-o a ser sal e luz do mundo, anunciando a Boa Nova com alegria. Deste modo não sucumbirá à falta de fervor, que se manifesta no cansaço, acomodação, desinteresse e desilusão. Antes se revigora continuamente com verdadeiro fervor espiritual.

Posse no Tomba








A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado” (Cfr. Rm 5, 5).




Estimados irmãos e irmãs: saúdo-vos com afeto e agradeço imensamente as vossas presenças! Verdadeiramente me alegro por isso e rogo a Deus bênçãos e graças sobre todos vos!  


As minhas palavras e os meus sentimentos, neste momento singular, direcionam-se em duas linhas, que me parecem concentrar o que estamos vivendo hoje: agradecimento e esperança.
                                                                                                                                 
Agradeço a Deus e a minha família que me geraram e geram para a vida, primeiro e imprescindível dom e fonte de todas as outras possibilidades!

Agradeço a Igreja e sua presença particular na Arquidiocese de Feira de Santana, que me constituiu e me conduz no ministério presbiteral e  da qual recebo a missão e o serviço nesta Paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (assim agradeço Dom Itamar, Mons. Luiz que preside esta Eucaristia, Pe. José Carlos que me precedeu aqui nesta paroquia, Pe. José Cicero vigário forâneo  e a todos os presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Feira, especialmente os irmãos aqui presentes). Aos seminaristas e religiosos: perseverança e simplicidade: Deus se revela aos humildes!

Agradeço aos amigos, de modo especial aos presentes: a vossa amizade é o motor que me ajuda manter viva a esperança pois é na vossa amizade que experimento mais de perto o abraço de Deus que acolhe e não me abandona em nenhum momento!

Aos paroquianos: agradeço imensamente o acolhimento e a confiança esperançosa de Todos! Que a força animadora do Espirito de Deus nos ajude a caminhar juntos, sem nunca desistir: a trabalhar juntos para o bem de todos; a superar juntos todas as dificuldades e divisões que possam nos ameaçar; a conquistar juntos novos e necessários objetivos que favoreçam a nossa perfeição para o Reino de Deus! Juntos: padre, diácono, religiosos, seminaristas, funcionários, animadores de pastoral e de comunidades e todo o povo de Deus…, somente juntos podemos pensar e viver numa Igreja e numa comunidade que manifesta e testemunha a sua fé em Cristo Jesus, que veio trazer a paz e a unidade entre os filhos de Deus.

Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro interceda e nos acalente com seu amor de mãe para alcançarmos estes santos propósitos!  Amem!


Pe. Jorge Ribeiro
Tomba, Feira de Santana – Bahia
09 de fevereiro de 2014






Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...