MOMENTO DE REFLEXÃO E DE CONTEMPLAÇÃO DO HORIZONTE QUE VISLUMBRA PELA BUSCA DO ABSOLUTO...

Ideias

A ignorância de Deus é um fato transitório. Os mais avançados estudos antropológicos não detectaram ainda pessoas que tenham passado pela vida sem nunca haverem tido uma noção de Deus. Homens destituídos de toda idéia sobrenatural, que laborassem num completo agnosticismo. É que a natureza toda é ordenada pela inteligência divina. Seria uma anormalidade, um fato patológico, um caso de total omissão de um vislumbre desta questão que se põe necessariamente a quem tem o uso da razão, mesmo que esteja fora de qualquer convívio comunitário. Não pode se dar uma incognoscibilidade radical de Deus. Houve etnólogos que pensaram ter descoberto uma tribo primitiva da Polinésia, vivendo sem contato com o mundo, que parecia inteiramente atéia. Um juízo correto sobre as estruturas psíquicas de uma povoação mal conhecida, torna-se impossível. Além disto, uma única exceção não é prova válida para a tese que quisesse contestar a conaturalidade da religião no pensar racional. Há uma expressão profundamente feliz de Plutarco: “Se saís pelo mundo, encontrareis povos e cidades sem muralhas, sem cultura, sem reis, sem casas, sem riquezas, sem dinheiro, sem teatros nem lugares para exercícios físicos. O homem, porém, nunca viu, nem verá cidade alguma sem templos e deuses, ou que não faça uso da oração, dos juramentos, das adivinhações e dos sacrifícios para a obtenção de bênçãos e benefícios e o afastamento de maldições e calamidades”.1 Platão ajunta seu testemunho: “Todos os homens, que tenham algum grau de sensatez, no começo de toda empresa, grande ou pequena, invocam a Deus”.2 Além disto, agrupamentos humanos sem nenhuma crença, não os há. Quatrefages assim se expressa: “Obrigado a passar em revista todas as raças humanas, procurei o ateísmo entre as mais degradadas e as mais elevadas. Não o encontrei em lugar nenhum a não ser no estado individual... O ateísmo só existe em estado errático. Tal o resultado de uma investigação que posso chamar conscienciosa e que comecei muito antes de subir à cátedra de antropologia”.3 Categórico foi Tiele: “Nunca se encontrou tribo ou nação que não acreditasse em seres superiores; os viajantes que disseram o contrário foram depois contraditados pelos fatos”.4

TRAÇOS DA FILOSOFIA MODERNA

A Filosofia Moderna pode ser caracterizada pelo seu rompimento com a tradição anterior: ruptura religiosa que se inicia com LUTERO (livre exame da Bíblia e independência de qualquer autoridade) e ruptura filosófica que começa de forma mais radical com DESCARTES (pretensão de reconstruir tudo a partir de alicerces novos)।
O humanismo renascentista, em que se rejeitam os valores medievais de uma sociedade teocêntrica, na busca da liberdade e independência que caracterizarão o novo firmamento cultural de uma sociedade antropocêntrica, desembocará no iluminismo revolucionário, que porá fim à Idade Moderna, sem, no entanto, diferenciar-se de seus pressupostos ideológicos।
O que se verifica a partir da Filosofia Moderna é uma desagregação do pensamento (rompimento do todo harmônico que constituíam a Filosofia e suas partes {Metafísica, Ética, Psicologia, Cosmologia, Lógica} com as ciências particulares {Política, Sociologia, Física, Biologia, Direito, etc.}, cuja raiz está precisamente na nova postura adotada diante do real: imanetismo que começa com o racionalismo de Descartes, passando por Espinosa e Kant, até desembocar no idealismo absoluto de Hegel. É a filosofia em que a elucubração mental passa a ser o real. E o mundo exterior um mero reflexo do pensamento humano. Trata-se da mais radical independência: a independência da realidade.

A felicidade é ter amigos!!!

Pensamentos: o mundo é um teatro, vivemos histórias e estórias de maneira paralela; a vida é um constante aprendizado e o laboratório existencial de cada um; o medo paralisa e faz ir alem dos próprios ideais; os outros são seres que garantem a realidade de minha existência; Deus é o garante de minhas esperanças; Ele é necessário, do contrario, eu me desespero; religião é o veículo facilitador ou ilusório de minha relação com o absoluto; é o lugar onde celebro minha crença de maneira coletiva ou comunitária; a filosofia é o âmago de uma vida com significado; deixe-me sem pão ou café, mas não sem a filosofia; suicídio é sempre uma possibilidade real, sempre às portas, podendo socorrer em todos os momentos; morte é a conclusão necessária de uma proposta; felicidade é viver intensamente o momento presente; os amigos são espelhos onde minha vida goza a felicidade, sem amigo a vida não tem sabor, seria como um amontoado de ossos. Livros: verdadeiros confidentes, sem eles a história seria em gavetas e não haveria a possibilidade de recriar horizontes.

Pra se pensar ....

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