INUTILIDADE

INUTILIDADE


O que se deve fazer?
Qual o sentido do que se faz e do que se pensa?
Por que esse vazio em derredor?
Qual o valor de todos os sacrifícios e renúncias?
O que explica essa sensação de inutilidade?
O que leva a se ter uma náusea constante?
Por que nada satisfaz completamente?
Onde se conquista essa serenidade e essa paz que anseio?
De onde vem esse dissabor perante a vida?
Por que tudo incomoda a e causa nostalgia?
Por que o silencio causa mais rumor que o nada?
E esse desejo de algo que não se compreende o que bem seja?
De onde vem tantos desafetos e tantas incertezas?
O tempo, o futuro, o espaço e a esperanço que sentidos têm?
Esse inverno chuvoso de saudades e de necessidades vai durar sempre?
O verão iluminado e as cores que dão beleza duram somente um pouco..
Chegou o tempo de dar o tempo a tudo isso que é pura inutilidade
Nada mais importa, resta-me somente:
Existência fragmentada
Vida desapontada
Vocação despedaçada
Viagem destroçada
Estrada sem saída.
Coração desiludido
Futuro incerto
Desejos insanos
Andar sem destino!
Sonhos, construções, status, conquistas e reconhecimentos
Tudo isso é o que? O que significa? Qual o seu valor?
Diante da inenarrável passagem de tudo e de todos o que permanece?
A triste constatação da inutilidade.
Tenho que viver assim, certo da minha inutilidade e que tudo não passa de mera vaidade!
Laços, vínculos, articulações, histórias e aventuras…
São elementos inconstantes e inconsistentes de fugidios átomos existenciais.
Dinamismo de uma realidade aterrorizada
Esboço de sistema jamais concretizado
Fundamento de uma investigação descabida
Compêndio  de uma inutilidade concebida.


P. Jorge Ribeiro
Setembro 2013




Patristica Latina (parte I)

A patrística Latina


Gilson, E., História da filosofia cristã, 130ss.

Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João. A Patrística vem dos apóstolos Paulo e João e também de Padres da Igreja, que foram os primeiros dirigentes espirituais e políticos da Igreja após a morte dos apóstolos. Com o desenvolvimento do cristianismo, tornou-se necessário explicar seus preceitos às autoridades romanas e ao povo. Não podia ser pela força, mas tinha que ser pela conquista espiritual. Os primeiros pensadores padres elaboraram textos sobre a fé e a revelação cristã. Buscaram conciliar o cristianismo ao pensamento filosófico dos gregos, pois somente com tal conciliação seria possível convencer e converter os pagãos da nova verdade. Tenta basear a fé em argumentos racionais. 

A filosofia patrística tem a tarefa de evangelizar e defender a religião cristã contra os ataques teóricos e morais do pensamento antigo. A filosofia patrística introduz idéias novas: a criação do mundo por Deus, pecado original, Deus e a trindade una, encarnação e morte de Deus, juízo final, ressurreição, origem do mal. As idéias cristãs eram impostas pelos Padres por meio das verdades reveladas  por Deus, eram verdades irrefutáveis e inquestionáveis: os dogmas. O grande tema de toda a filosofia patrística era conciliar razão e fé. 

A filosofia patrística no Ocidente se desenvolve principalmente no norte da África, em torna da região de Cartago, província romana cujas condições de paz e prosperidade propiciam o florescimento da cultura literária, filosófica e teológica.
Tratando-se de filosofia patrística, não devemos, como outrora, pensar somente nas obras de filósofos que só foram filósofos. A filosofia da patrística está antes contida nos tratados dos pastores de alma, pregadores, exegetas, teólogos, apologetas que buscam antes de tudo a exposição da sua doutrina religiosa. Mas ao mesmo tempo, levados pela natureza das cousas e dada a ocasião, se põem - a resolver problemas propriamente pertencentes à filosofia; e então, pela força do assunto, versam a metodologia filosófica (J. HIRSCHBERGER, 1966).

  1. TERTULIANO
Segundo Tertuliano, se levarmos em conta a individualidade dos membros da Igreja, todos estão sujeitos a erros. Nem mesmo o martírio, a mais bela profissão de fé, torna-os imune a ele. Exemplo disto é que o herege que se torna mártir não deixa de ser herege. Não devemos, portanto, julgar a fé pela pessoa, mas a pessoa pela sua fé.5 Com efeito, a pessoa não é livre para aceitar ou rejeitar a fé cristã, tampouco está em seu poder aceitar parte desta fé e rejeitar outra. Tertuliano entende que a aceitação integral da fé dispensa e proíbe aquele que a aceita de fazer livre exame dela.6 Podemos verificar, então, que o direito de prescrição, ao mesmo tempo que tolhe aos gnósticos fazer um uso indiscriminado das Escrituras, vincula os cristãos à tradição da fé, herdada dos seus antepassados. Por conseguinte, enquanto vinculados a uma tradição que se impõe por ser vetusta, os articula fidei também não admitem progressos, nem é possível fazer-lhes acréscimos ou subtrair-lhes o que quer que seja; caberá ao crente, pois, aceitar o credo tal como lhe foi transmitido e exposto.
Que tem a ver Atenas com Jerusalém? Ou a Academia com a Igreja? Ou os hereges com os cristãos? A nossa doutrina vem do pórtico de Salomão, que nos ensina a buscar o Senhor na simplicidade do coração. Que inventem, pois, se o quiserem, um cristianismo de tipo estóico e dialético! Quanto a nós, não temos necessidade de indagações depois da vinda de Cristo Jesus, nem de pesquisas depois do Evangelho. Nós possuímos a fé e nada mais desejamos crer. Pois começamos por crer que para além da fé nada existe que devamos crer (TERTULIANO. De Praescriptione Haereticorum).
  1. AMBROSIO
Suas exposições sobre o valor da virgindade provocaram um movimento religioso em toda a Itália. Renunciou a seus bens em favor da Igreja e dos pobres, levando vida ascética exemplar. Ele mesmo preparava os catecúmenos para o batismo, iniciava-os nas celebrações pascais, na compreensão dos ritos. Consagrava-se dia e noite aos deveres de seu ministério.Segundo o depoimento de Agostinho de Hipona:
Assim que cheguei a Milão, encontrei o bispo Ambrósio, conhecido no mundo inteiro como um dos melhores, e teu fiel servidor. Suas palavras ministra-vam constantemente ao povo a substância do teu trigo, a alegria do teu óleo e a embriaguez sóbria do teu vinho. (…) Comecei a estimá-lo, a princípio, não como mestre da verdade (…), mas como homem bondoso para comigo. Acompanhava assiduamente suas conversas com o povo, não com a intenção que deveria ter, mas para averiguar se sua eloquência merecia a fama de que gozava, se era superior ou inferior à sua reputação. Suas palavras me prendiam a atenção. (…) Eu me encantava com a suavidade de seu modo de discursar; era mais profundo, embora menos jocoso e agradável do que o de Fausto quanto à forma.
Bento XVI discorrendo sobre ele diz que Ambrósio: "Trouxe para o ambiente latino a meditação das Escrituras, iniciando no Ociente a prática da lectio divina, que orientou a sua pregação e os seus escritos, que brotam precisamente da escuta (…) da Palavra de Deus. (…) Com ele os catecúmenos aprendiam primeiro a arte de viver bem para preparar-se depois para os grandes mistérios de Cristo e sua pregação partia da leitura dos Livros Sagrados, para viver de conformidade com a revelação divina."

"Nessa leitura (…) onde o coração se esforça por compreender a palavra de Deus, se entrevê o método da catequese ambrosiana: a Escritura intimamente assimilada, sugere os conteúdos que se devem anunciar para converter os corações. (…) A catequese é pois, inseparável do testemunho de vida."1

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...