Em viagem

A vida é movimento e pelegrinaçao, quando se decide de viver intensamente nao se pode estar parado.... caminhamos rumo à eternidade...

Filosofia moderna


A Filosofia Moderna pode ser caracterizada pelo seu rompimento com a tradição anterior: ruptura religiosa que se inicia com LUTERO (livre exame da Bíblia e independência de qualquer autoridade) e ruptura filosófica que começa de forma mais radical com DESCARTES (pretensão de reconstruir tudo a partir de alicerces novos).
O humanismo renascentista, em que se rejeitam os valores medievais de uma sociedade teocêntrica, na busca da liberdade e independência que caracterizarão o novo firmamento cultural de uma sociedade antropocêntrica, desembocará no iluminismo revolucionário, que porá fim à Idade Moderna, sem, no entanto, diferenciar-se de seus pressupostos ideológicos.
O que se verifica a partir da Filosofia Moderna é uma desagregação do pensamento (rompimento do todo harmônico que constituíam a Filosofia e suas partes {Metafísica, Ética, Psicologia, Cosmologia, Lógica} com as ciências particulares {Política, Sociologia, Física, Biologia, Direito, etc.}, cuja raiz está precisamente na nova postura adotada diante do real: imanetismo que começa com o racionalismo de Descartes, passando por Espinosa e Kant, até desembocar no idealismo absoluto de Hegel. É a filosofia em que a elucubração mental passa a ser o real. E o mundo exterior um mero reflexo do pensamento humano. Trata-se da mais radical independência: a independência da realidade.

Os objetos da filosofia são três: o homem, o mundo e Deus (como sujeito, natureza e Absoluto). Entretanto, na filosofia moderna todos os três objetos sejam operados como pontos de partida da reflexão filosófica. Daí surgiram as diversas escolas e correntes do pensamento moderno.

1)Mundo-2)Eu-3)Deus: filosofia clássica (Tomás de Aquino)
1)Eu-2)Deus-3)Mundo: filosofia racionalista e empirista
1)Deus-2)Eu-3)Mundo: Espinosa e o idealismo de Fiche, Schelling e Hegel. Dizia de fato Espinosa: «Os escolásticos começaram filosofar das coisas; Descartes do eu; eu, porém, ao invés, de Deus».

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...