O humanismo ateu



O HUMANISMO ATEU

Por Jorge Ribeiro[1]


Aquilo que sou e aquilo que eu pretendo ser até que ponto é o objeto de minha consciência? Estou deveras interessado pelo meu surgir e pelo meu devir ou apenas me basta o meu aparecer? O que permanece em mim e de mim além do momento fugidio e arredio que o presente me impõe? A partir da constatação de uma crise generalizada de costumes e de senso antropológico e o emergir de novas banalidades, a reflexão sobre o pensamento moderno e, especialmente, do humanismo ateu, pode nos ajudar não somente a nos interrogar sobre a indiferença globalizada, mas também sobre a marginalização da pessoa como sujeito de direitos, deveres e de destino. Partindo do texto de Henri De Lubac: O drama do humanismo ateu, buscaremos numa perspectiva cristã revisitar e interpretar esse drama que entra de maneira violenta e revolucionária na sociedade hodierna. Não é um texto exauriente e de grandes pretensões, mas quer ser um esboço para possíveis explorações no campo da filosofia, ou seja, olhando o homem e os reflexos que são imprimidos no seu rosto com quais realidades nos confrontamos? E por que esse afã desordenado de quer mais ter e dominar que ser e compartilhar? O que leva uma pessoa a se distanciar de si mesma em função de certo status e posição social? Por que a negação de traços fundamentais de sua estrutura em nome de uma liberação que resulta em prisão?
De Lubac afirma que para o homem, conhece-te quer dizer conhecer a tua nobreza e a tua dignidade, compreender a grandeza do teu ser e da tua vocação, daquela vocação que constitui o teu ser. Saiba ver em ti o teu espírito, feito pelo Absoluto. O conhecer aparece como reconhecer, o que é sem dúvidas o primeiro passo para uma auto-avaliação e que exerce o papel de olhar para dentro de si e extrair o que ainda coloca em reticências a própria estrutura. Outras informações: www.pjribeiro.blogspot.com
Como os antigos Padres da Igreja, também os grandes doutores medievais tinham por sua vez, sem distinção de escola, exaltado o homem, expondo o que a Igreja sempre ensinou referentemente à relação do homem com Deus: em cada homem a magnificência, em cada um a dignidade.
Mas o homem um dia não foi mais tocado por isso. Começou a acreditar que jamais tinha estimado a si mesmo e não poderia ter se desenvolvido livremente se não tivesse tocado os laços com a Igreja, depois com aquele mesmo Ser transcendente do qual a tradição cristã o fez depender.
O homem elimina Deus para reentrar ele mesmo na possessão da grandeza humana que lhe parece indevidamente retida por um outro. Em Deus ele abate um obstáculo para conquistar a sua liberdade. O humanismo moderno se constrói sob um rancor e inicia com uma escolha.
O humanismo não surgiu entre nós de maneira brusca como um bloco errático num deserto sem ligação com a paisagem circundante. Recolheu e explorou largamente a herança duma tradição anterior. Não podemos fazer uma análise, ainda que incompleta, de suas fontes, isso excederia em muito o objetivo do nosso estudo. Bastará lembrar os nomes de alguns precursores, cuja influência se mantém viva. Em Particular Comte, Feuerbach e Nietzsche comunicaram ao humanismo certos traços de família ainda visíveis.
A idéia de um Deus transcendente é rejeitada por Comte, com firmeza, mas sem acrimônia, em nome da ciência positiva. Essa crença tradicional parece-lhe ultrapassada pelas descobertas modernas relativas à origem do homem e do universo. No entanto, a negação de Deus entra numa nova fase. Outrora, o ateu encontrava-se com o crente no mesmo campo de discussão. Punha o problema nos mesmos termos, segundo os mesmos modos de raciocínio, em nome dos mesmos princípios. Exata atitude parece a Comte tímida e perigosa, porque o ateu, apesar de sua segurança, se expõe a regressar atrás. A inquietação e a fé arriscam-se a ressuscitar, mais dias menos dias, numa inteligência ainda imbuída de preocupações religiosas.
Por isso convém extirpar as raízes da crença, sufocando o sentido do absoluto e excluindo qualquer pesquisa metafísica. Desde então o problema teológico torna-se difícil e sem interesse: morre de inanição. Nunca mais se levantará (A. Comte, Discurso sobre o Espírito Positivo, 51-53). O reino de Deus fica irrevogavelmente exausto.
Era apenas uma regência provisória durante a infância da humanidade. Agora, que o homem atingiu a idade adulta e que entrou na era da ciência positiva e da emancipação intelectual, afasta a questão religiosa como um falso problema. Descobre mesmo a s ilusões que outrora a suscitaram: a ignorância e a ingenuidade. Mas, sabendo que não se destrói uma coisa senão substituindo-a, Comte substitui a idéia de Deus pelo culto da humanidade, promovida à categoria de divindade nova (De Lubac, O drama do humanismo ateu, 169-171). A sociologia substitui a religião.
Muitos desses temas passaram para o laicismo doutrinal. Não se trata de uma atitude prática de neutralidade entre diferentes confissões, mas antes de uma metafísica que rejeita qualquer dogma sobrenatural, qualquer moral transcendente, qualquer socorro vindo do alto. A hipótese de uma ordem divina seria um obstáculo à expansão do homem. Um dos mais argutos teóricos do laicismo, Guy-Grand, define essa tendência como uma concepção puramente humana da vida, oposta á uma visão religiosa: “entre os partidários da razão, como entre os partidários das religiões, as discussões nem sempre são claras; mas, quaisquer que sejam os cambiantes, a linha divisória é nítida: entre o natural e o sobrenatural, entre Deus e o homem” (Guy-Grand, Sur la Paix religieuse, 11; 179). De resto, o mesmo autor chama de laicismo à tendência para colocar o fundamento de toda a moral na razão, à margem de Deus: “e é por isso que a palavra humanismo, entendida no seu pleno significado, é aquela que melhor lhe convém” (Cfr. Charmot, L’humanisme et humain, 82-84).
O mesmo se poderia dizer do sistema de L. Feuerbach. Ele centra os seus olhares sempre sobre o homem, ao nível da matéria e nos limites da vida presente. Subsume progressivamente a transcendência na imanência e reduz a religião a um rigoroso naturalismo. Substitui primeiro o Deus do protestantismo pela razão divinizada, à maneira do panteísmo. Depois identifica Deus com a humanidade, foco único de inteligência, de vontade e de amor. É esse o sentido dessa profissão de fé, que lembra a lei dos três estados de Comte: “Deus foi o meu primeiro pensamento, a razão o segundo, o homem o terceiro” (Lévy, A filosofia de Feuerbach, 52-53). Deus é o termo de uma alienação do homem.
Encarna as suas qualidades, mais do que os traços próprios de cada indivíduo, exprime as propriedades características da espécie, na sua universalidade espacial e temporal. Deus infinito, é a razão dotada de um poder absoluto (L.Feuerbach, Essência do cristianismo, p.60).Deus bom, é o amor espontâneo de cada um por si mesmo (Idem, 86). A religião não tem, pois, outro objeto que não seja o homem (Idem, 221), nem outra origem que não seja uma transferência de sua personalidade para uma quimera (Idem, 103): “vampiro da humanidade que se alimenta da sua substância, da sua carne e do seu sangue” (Feuerbach, citado por Spenlé, La pensée allemande de Luther a Nietzsche, 122).
No espírito de Feuerbach, as negações religiosas derivam de preocupações humanitárias. O que ele encara é uma libertação da servidão metafísica e espiritual. Porque o remédio deve se adaptar à doença: é preciso arrancar a máscara aos fantasmas, despoja-los de seu falso prestígio, trazer para a terra a essência projetada no céu, restituir ao homem as suas riquezas perdidas. Negar qualquer realidade estranha ao universo, é afirmar o valor supremo da humanidade (Lévy, A Filosofia de Feuerbach, 47-49). Para enaltecer o homem Feuerbach renega Deus.
Nietzsche acalenta contra Deus a mesma paixão. Pretende atingir os extremos limites do ateísmo e lançar as suas bases definitivas. <>; esta proclamação, muitas vezes retomada por seus discípulos, domina as obras de seus últimos anos. Não se trata de um tema entre muitos outros, mas da inspiração que anima todos os movimentos de um pensamento caótico e ardente (Jaspers, Nietzsche, 246; 430ss; De Lubac, Op. Cit. 42-46; Thibon, Nietzsche ou le déclin de l’espirit, 34ss).
Aos olhos de Nietzsche, Deus é apenas uma ilusão do homem que procura uma compensação para a sua miséria. Pesadelo que leva a uma fuga do mundo e a grandes tarefas humanas. Eis porque a fórmula: <>, não é o simples enunciado de um fato verificado, nem o queixume de uma alma enlutada, nem a ironia de uma inteligência lúcida. É uma resolução tomada. Nietzsche não quer dizer “Deus não existe”, nem: “não creio em Deus”; mas antes: <>. O ateísmo aqui é uma negação ativa, um partidarismo, um verdadeiro deicídio.
Essa atitude se explica pelo temperamento de Nietzsche que, num sistema filosófico, vê antes um eco do instinto do que uma obra da razão. Não um conjunto de verdades impessoais, mas a expressão subjetiva de um caráter, memórias ou confidências. Os juízos que estabelecem a “tábua de valores” não assentam sobre argumentos racionais. “Vivem-se de certo modo. Um livro é, antes de mais, um ato. Nietzsche arvora-se em profeta, mais do que um pensador. Não critica os argumentos de seus adversários. Prefere infligir-lhes  o seu desprezo e os seus sarcasmos. Classifica as suas doutrinas, não como erros, mas incluindo-as na categoria das doenças ou flagelos naturais (Lichtenberger, La Philosophie de Nietzsche, 4-5).
Nietzsche julga o assassinato de Deus necessário à expansão do homem. A perfeita solidão assim criada à sua volta, alarga o círculo de seu horizonte e liberta-o de quaisquer limites. A sua vontade identifica-se com a justiça; o seu contato santifica todas as coisas; a sua bondade e a sua força alastram até ao infinito (Assim falou Zaratustra, 118; A gaia ciência, 180).
A morte de Deus conduz logicamente à inversão dos valores tradicionais. Verdade e dever subsistiam graças a ele; falsas divindades que arrasta consigo para o túmulo. Resta a divisa da sociedade misteriosa dos “assassinos”, encontrada pelos cruzados no próximo Oriente: “Nada é verdadeiro. Tudo é permitido”. O sábio cria livremente os princípios de onde decorrem os juízos intelectuais e morais. Viver é inventar valores. Eclipse da razão, falência da moral, são estas as conseqüências que implica a morte de Deus.
Perante estas ruínas trágicas, o homem moderno fica estupefato e inquieto. Numa página muitas vezes citadas da Gaia Ciência, Nietzsche imagina um louco fazendo irrupção numa praça pública com uma lanterna na mão, em pleno dia, e gritando sem parar: “Ando à procura de Deus!Ando à procura de Deus! A multidão primeiro surpreendida, não tarda a começar a sorrir. Mas o louco continua: “Para onde foi Deus? Vou dizer-vos: Matamo-lo, vós e eu!Todos nós somos os assassinos dele! Mas como o pudemos fazer! Como pudemos esvaziar o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Que fizemos nós, quando desprendemos esta terra da cadeia do seu sol? Para onde a conduzem agora os seus movimentos?... Não andaremos errantes através de um nada infinito? O vazio não nos seguirá com o seu hálito? Não estará mais frio? Não vedes avançar incessantemente a noite, cada vez mais cerrada?”(A Gaia, 161)”.
O assassinato de Deus convulsiona a vida do homem forçado a tomar o seu lugar. Silenciosos os testemunhos desta cena encaram estupefatos o louco. E este, arremessando bruscamente a lanterna que se estilhaça, conclui com despeito: “Chego demasiado cedo, a minha hora ainda não soou. Este acontecimento enorme está a caminho, avança mas ainda não chegou aos ouvidos dos homens... Este ato está ainda mais longe deles do que o mais remoto dos astros, e contudo foram eles que o realizaram!”.
Que coisa se tornou o homem desse humanismo ateu? Um ser que a si mesmo se ousa chamar ainda de ser. Uma coisa que não tem interioridade, uma célula totalmente imersa numa massa em devir. Homem social e histórico, do qual não permanece mais nada que uma abstração fora das relações sociais e da situação em que se define tal. No homem não tem mais nem interioridade nem estabilidade e nem profundidade.
Mas sob essa diversidade se encontra sempre o mesmo caráter fundamental, a mesma essência. Este homem é literalmente dissolvido. Quer seja em nome do mito ou em nome da dialética, perdendo a verdade, perde a si mesmo. Na realidade não tem mais homem, pois não tem mais nada que transcenda o homem. O humanismo ateu não poderia concluir-se senão em um falimento.
 O homem é si mesmo somente porque a sua face é iluminada por um raio divino. Se o fogo desaparece, subitamente o seu reflexo some. Deus não é para o homem somente uma norma que se lhe impõe e que, guiando-lhe, eleva-o: Ele é o Absoluto que o funda, é a calamidade que o empurra, o além que o incita, é o Eterno que lhe oferece o único clima em que pode respirar, é de certo modo aquela terceira dimensão que o homem encontra a sua profundidade (Thibon, A escada de Jacob).
Sem Deus a verdade mesma é um ídolo, e a justiça também é um ídolo. Ídolos demasiados puros e pálidos com relação aos grandes mitos coletivos que despertam os instintos mais potentes. O laicismo da sociedade moderna constituiu o álveo dos grandes sistemas revolucionários que hoje precipitam como uma avalanche (De Lubac, O drama do humanismo ateu).
Para as pessoas que se colocam em caminho, com a tranquilidade de viver a beleza do caminho e a densidade que o dinamismo das experiências oferecem, a possibilidade de se deixar tocar pelo Absoluto e de mergulhar no seu infinito horizonte não é um fuga ou alienação e muito menos uma busca desenfreada de proteção ou de divinização, mas a consciência da própria descontinuidade e da própria condição de peregrino de um mundo aberto e que faz tocar o véu da eternidade. A sede e a fome de realização que corrói cada pessoa humana e que muitas vezes para tentar uma certa satisfação empurra essa mesma pessoa a longínquos abismos e profundas feridas, essa realidade é a mesma natureza humana que vai além de si mesma e que busca desvendar o seu mistério.


BIBLIOGRAFIA

DE LUBAC, H., Il drama dell’umanesimo ateo, Jaca book, Milano 1996.
FEUERBACH, L., A essência do cristianismo, Vozes, Petrópolis: 1994.
NIETZSCHE, F., Gaia ciência, Companhia das Letras, São Paulo: 2001.
RIBEIRO, J., Natureza e Espirito em Schelling, CEAS, Roma: 1995.
SARTRE, J-P., O ser e o nada, Vozes, Petrópolis: 2004.




[1] Formado em filosofia, teologia e antropologia. Professor de filosofia na Facfs.
“LA VERA AMICIZIA"


La vera amicizia molte volte è più rara del vero amore.
Il sentimento dell’amicizia è prezioso.
A volte basta la mano dell’amico per non affondare nelle sconfitte o cadere nella disperazione.
Con l'amico non si ha timore di scoprire sè stessi perchè accetterà l'essenza dell'altro, senza riserve o pregiudizi.
L’amico veglia sulla solitudine dell’altro e riesce a trasformare un luogo sterile in un luogo di delizia.
Un amico sincero è molto importante, trasmette gioia e la sua compagnia è come un profumo.
Con l’amico si instaura un’unione profonda e la mente si libera da molte preoccupazioni.
La vicinanza dell’amico non è mai un fastidio.
Un amico ama sempre: è un fratello nelle sventure.
Come in amore, l’amicizia va coltivata quotidianamente come un campo.
L’amico confida le proprie difficoltà, i propri pensieri e cerca pace nell’altro.
Anche nel silenzio l’amico comprende il cuore dell’altro.
L’amicizia condivide pensieri, desideri, speranze.
L’amico partecipa alle gioie dell’altro e scopre il suo cuore nelle piccole cose.
La lontananza non fa cessare un legame di amicizia; anzi il solo pensiero dell’amico ci fa comprendere ciò che amiamo in lui.
L’amicizia è come un edificio che viene costruito durante tutta la vita; se non si vuole che esso crolli occorre ogni giorno lavorarci sopra.
Ogni mattina bisogna guardare l’amico con occhi nuovi, mostrandogli amore, attenzione, perdono.
Per fare ciò bisogna rinnovarsi nel tempo non permettendo alle abitudini di depositarsi come polvere sul cammino.

Mi piace molto questo pensiero:
“Se hai un amico và spesso a trovarlo, perché le spine e le erbacce invadono il sentiero che non viene percorso”.

Con l’amico ogni giorno è diverso.
Nelle sofferenze l’amicizia si rinforza.
L'amico conosce le debolezze, i difetti dell’altro, e nonostante ciò non smette di amarlo.
Nei momenti di turbamento, di paura ci si può rivolgere al vero amico per essere confortati e nei momenti di gioia per condividere la felicità.
Lo sguardo dell’amico sa comprendere anche senza parlare la tristezza e la felicità dell’altro.
L'amico sa perdonare e dimenticare.
Egli porta con sé un barlume di speranza ed è colmo di gratitudine verso l’altro.
L'amico porta un raggio di luce, un sorriso nella vita dell’altro.
Conserva gelosamente un "vero" amico perchè non è facile trovarlo.

EPICURISMO

O que é Epicurismo:

Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.
Epicurismo é um sistema da filosofia criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos no século IV a.C. Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino.
No Epicurismo o prazer deve ser sereno e calmo. Os seguidores do Epicurismo são chamados de epicuristas, e seu seguidor deve procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões, porém não solitário, dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz. Outro valor defendido pelo Epicurismo e seus defensores é a amizade. A amizade traz uma grande felicidade para as pessoas já que a convivência ocasiona uma troca sempre saudável de pensamentos e opiniões enriquecendo as relações.
Um Epicurista não busca a fama das celebridades, nem o poder, busca sim os prazeres dos sentidos conforme as prioridades de cada indivíduo, por exemplo, comidas especiais se o prazer de comer é indispensável, tirar um sono no horário da tarde pelo simples prazer de dormir, etc. Se os prazeres forem gozados junto dos amigos se tornará mais importante.
Segundo Epicuro, o criador do Epicurismo, as pessoas não podem viver de forma agradável se não forem prudentes, gentis com os outros e justas em suas atitudes e pensamentos sem viver prazerosamente. As virtudes então devem ser praticadas como garantia dos prazeres.

Estoicismo

O estoicismo é uma doutrina da filosofia nascida na Grécia,que afirma que todo o universo é governado por uma razão universal divina que ordena todas as coisas, onde tudo surge a partir dele e de acordo com ele. O estoicismo propõe que os indivíduos vivam de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença.
O estoicismo possui duas consequências éticas: uma é que a pessoa deve viver conforme a natureza, e a segunda é que homem sábio torna-se livre e feliz quando não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...