SOBRE O ILUMINISMO

O QUE VEM A SER ILUMINISMO?



O movimento do iluminismo, que historicamente foi fruto de lutas sangrentas, religiosas e inconclusas que aconteceram desde o século XVI. Nessas desenfreadas lutas, muitos perceberam a necessidade da tolerância como meio para superar tais divergências e para encontrar uma direção serena e pacífica nos relacionamentos pessoais e sociais. Especialmente na Alemanha o iluminismo foi mais na linha de um renascimento intelectual, mesmo porque a partir dai ela começou a se libertar da subserviência à cultura francesa. O iluminismo esteve muito ligado à difusão do conhecimento cientifico. Perde-se a hegemonia da autoridade e da religião e os indivíduos começam a buscar razões mais cientificas das suas próprias escolhas e crenças. Nasce, por assim dizer, a busca pela liberdade de opinião e, de consequência, politica, intelectual e religiosa, ou seja, uma espécie de liberalismo. O iluminismo busca expandir a luz da razão onde até então prevaleceram as trevas. Do iluminismo nasce também a busca pela estabilidade politica e social, assim como a devoção ao industrialismo. O iluminismo leva também a perceber o conhecimento sem fronteiras políticas ou sociais. A tentativa mais bem elaborada do projeto e da conquista do iluminismo pode ser visto na Encyclopédie, onde se percebe a ciência como a nova força propulsora do intelecto, uma verdadeira luta contra o obscurantismo. O primado da razão sobre qualquer outra forma de manifestação da pessoa, era o ponto que unia todos os iluministas. Outra contribuição é o trabalho para que a humanidade possa alcançar novas e mais felizes perspectivas.
O iluminismo reza uma confiança, muitas vezes exagerada, na razão, o que representaria o progresso da humanidade; dar-se também a rejeição da metafisica como dogmática; prevalece uma rejeição das religiões positivas como superstições  e a defesa dos direitos naturais inalienáveis do ser humano. Assim, o iluminismo, independentemente das ideologias que depois entraram e transformaram o que deveria ser um bem para humanidade em fator de intolerância,  ajuda a ter uma concepção mais natural, racional e, sobretudo, mais cientifica dos próprios conhecimentos e colabora para se evitar não somente superstições e fundamentalismos, mas como ter um dialogo tolerante na humanidade.


Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...