Incertezas religiosas e politicas: Montaigne

AS INCERTEZAS


O mundo é somente esse que vemos ou existem vários mundos? A terra é redonda ou oval? A terra é ao centro ou na periferia do universo? O homem é ou não o centro da natureza e da terra? O sol gira do eixo da terra ou a terra gira em torno do sol? O cristianismo é a religião verdadeira ou há outras possibilidades de se encontrar com Deus? É justo lutar pela supremacia do catolicismo ou não? Por quais caminhos ou convicções devemos nos apegar? Talvez essas perguntas ordinárias do inicio do humanismo renascentista povoavam a cabeça de Montaigne, a ponto que ele venha a se perguntar que: «Nunca se viu na guerra tanta circunspecção e prudência como entre nós; será porque temem perder-se em caminho e se reservam para a catástrofe final» [1]?  São sintomas das incertezas que rondavam a sociedade de então, o que acalhava certo espírito de controle e de domínio para evitar demasiada dispersão. As normas e as regras se sobressaltam, o que contraria os “espíritos livres” ou que não se deixam engaiolar na onda de ortodoxia. Parece muito insistente e defensivos certos posicionamentos, e nessa atmosfera Montaigne não poderia ter outro sentimento, afirmando que: «Detesto toda espécie de obrigação, e em particular as que possam resultar de um ponto de honra; e qualquer dom que implique reconhecimento de minha parte parece-me demasiado oneroso»[2]. É uma referência à imposição de um “protestantismo” e da aceitação forçada que exigem os “dogmas”, de uma referência obrigatória a autores famosos[3] e a tudo que se declare “sistematizador”.
Com incertezas de todos os lados, busca-se justificar e exagera-se, tanto que ele diz que a mania de escrever parece ser sintoma de um século perturbado, isto é, usam letras demais, quer dizer na linguagem de Montaigne que: «quanta palavra para tratar da palavra» [4]. É certo que a Reforma religiosa causou muito preconceito sobre a vida nessa época francesa. A teologia, entrando para a língua do «vulgar», ensina as virtudes do «viver bem» para àqueles que até então desconheciam tal realidade. Mas o humanismo reside numa forma de chamar os homens aos verdadeiros sentimentos humanos. A obsessão das guerras religiosas se dissecarão, e são lentamente transformadas em pungente piedade, ou seja, na percepção de uma urgente necessidade de reconciliação e de paz. Os distúrbios e motins preparam uma sociedade na qual a real paixão religiosa e convicção políticas se dissiparão numa elegante corrupção. Nasce assim a busca de um pouco de doçura no meio de uma sociedade fútil, indiferentes e descrente. É nesse clima que se insere, aceita e promove a teologia de «Raymond de Sebond». Há sim um clima de pessimismo em torno do século, mas, ao mesmo tempo, se verifica um intenso desejo de viver. Este século aspira à paz, depois de tantas “novidades” e divergências, e assim nasce uma espécie de “ecletismo”, o qual invade o pensamento em geral, já que está se tentando conciliar o que ha de positivo nas paixões políticas, religiosas e literárias. As novas “possibilidades” invadem o imaginário coletivo, e assim vemos proliferar uma quantidade incomensurável de artistas, estudiosos, poetas, invenções e também de religiões, o que causa muitas incertezas.
(Texto: Ribeiro, Jorge: As razoes da Tolerância em Montaigne, 2013)



[1] De l’art de conferer. Essais III, 8. Oeuvres Complètes, 912.
[2] De Vanité. Essais III, 9. Oeuvres Complètes, 944.
[3] Starobinski, J., Montaigne em Mouvement, 211.
[4] De la Vanité. Essais III, 9. Oeuvres Complètes, 923.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...