GATILHOS

Gatilhos



Começamos com a pergunta básica, os que são os gatilhos? Qual a sua função nas nossas escolhas e decisões? Os gatilhos são espécies de sensores. Os gatilhos são influências ou incentivos mentais e emocionais, que podem ser  para atos externos ou internos. Os gatilhos funcionam como motivações que despertam o  desejo verso uma ação, ou seja, provocam uma reação da pessoa para que tome determinada atitude ou faça certa escolha. Os gatilhos atingem o núcleo decisório da pessoa, a qual se sente empurrada a assumir certos compromissos. Esses gatilhos acionam os pontos nevrálgicos das pessoas e estimulam a uma tomada de decisão. Eles são os Gatilhos mentais e emocionais:
Escassez: perder para dar valor ou a falta. Quando uma coisa é rara ou pouca, busco ter, adquirir, até pagando mais do necessário.
Urgência: é agora ou nunca! Algo ou alguma coisa que só existirá nessa possibilidade. Não se pode perder a chance e a oportunidade.
Novidade: as novidades tiram da zona de conforto… Queremos acompanhar as novidades, as coisas que são modernas e que apenas aparecem.
Prova social: diga-me com quem anda…, quero me enturmar, estar como os outros, fazer parte do grupo, da maioria ou da moda.
Autoridade: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Justificar as atitudes ou confirmar por meio de pessoas ou personagens de boa reputação.
Reciprocidade: gentileza gera gentileza! O princípio da troca de reações a partir da própria ação e atitude.
Porque: não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas… , por que sim, porque não, isso coloca dúvidas nas realidades consolidadas e leva a outras direções.
Antecipação: a melhor maneira de viver o futuro, é antecipa-lo! Ser o primeiro, proatividade,  conduzir o futuro por meio de mecanismos ou escolhas que possam influencia-lo.
Descaso : tipo desapego. Esnobe é pedir café quente e deixar esfriar. Uma espécie de indiferença. Fazer-se um pouco distante para se valorizar ou que o outro sinta a necessidade.
Compromisso e coerência: seja mais forte que a sua melhor desculpa. A concordância. Assumir e honrar os próprios compromissos.
Escolha: a cada escolha, uma renúncia.  Não se pode ter tudo, faz-se necessário renunciar algumas coisas para poder alcançar outras que se julgue melhor ou mais conveniente.
História: voltar ao passado para não errar no futuro.  Construir caminhos a partir da estrada já feita para evitar erros desnecessários.
Simplicidade: o ultimo passo para a sofisticação.  Ser elegante e sofisticado é saber lidar ou vivenciar as situações sem complicações ou muitos adornos.
Referência: o outro não é a verdade, é apenas referência. Cada um tem a sua verdade e deve cuidar dela, o outro é apenas um exemplo.
Curiosidade: comparações polêmicas. Deixar as coisas no ar ou instigar determinadas dúvidas acaba por despertar interesses, especialmente quando se trata de argumentos polêmicos.
Inimigo comum: os interesses semelhantes. Juntar-se a quem tem mesmos objetivos e assim pode se superar alguma realidade comum que possa atrapalhar.
Surpresa: bônus inesperado. Todos gostam de boas surpresas. Fazer o outro experimentar a gratuidade isso leva a uma certa devoção.

A necessidade do autoconhecimento para poder lidar com os diferentes gatilhos.  A pessoa que não se conhece o suficiente é facilmente atormentada pelos gatilhos e não sabem usa-los ao seu mesmo favor. Quando a pessoa é vulnerável se torna refém de gatilhos e acaba por viver em função dos outros. Persuadir e manipular: sorria, chame as pessoas pelo nome, tenha firmeza no tom de voz, demonstre conhecimento, cuide da autoimagem. Use os gatilhos para crescer como pessoa e profissionalmente.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...