O CONCEITO DE IRONIA

Com a tese ‘O conceito de ironia’, de 1841, Kierkegaard coloca a ironia entre o que ele denomina ‘estágio’ estético e o ‘estágio’ ético do desenvolvimento espiritual. Diz ele: “assim como os filósofos afirmam que não é possível uma verdadeira filosofia sem a dúvida, assim também pela mesma razão pode-se afirmar que não é possível a vida humana autêntica sem a ironia”. (1996, p. 338)
O ironista precisa de seu público para ter sua mensagem recebida. A Ironia Instrumental (quando alguém está sendo irônico) é um jogo para dois jogadores ou mais. No drama os papéis são: o ironista, o alvo ou objeto da ironia e seu público, no sentido de que os mune de meios para alcançá-los.
ara Kierkegaard, ‘a ironia não está presente realmente para alguém que é demasiado natural e demasiado ingênuo, mas somente se mostra para alguém que, por sua vez, é desenvolvido ironicamente... Na verdade, quanto mais desenvolvido polemicamente for um indivíduo, mais ironia ele encontrará na natureza‘. (Muecke: 1995, 61)

NA MISSAO EM BERGAMO - ITALIA

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...