MONTAIGNE E ROUSSEAU

MONTAIGE E ROUSSEAU


Enquanto Montaigne se posiciona como verdadeiro opositor à paparicação, Rousseau vai enfocar a própria concepção de infância setecentista (século XVIII). Segundo ele, esse seria um período precioso, no qual ainda não fomos corrompidos pela sociedade e seus vícios, e que deveria, portanto, ser preservado a fim de estimular no pequeno indivíduo o cultivo da intimidade, da privacidade; numa visão tipicamente liberal. Visto como um momento especial a ser protegido, o mundo infantil se reflete na própria escola. Antes entendido como algo genérico, o ambiente escolar vai se transformando e se conectando diretamente a esse mundo da infância, tentando diminuir ao máximo as influências externas: "Assim a pedagogia que nasce com os tempos modernos, em certo sentido - e insisto no 'certo sentido' -, objetiva apartar a criança do lar, do trabalho, enfim da chamada realidade" (p.18). Infância, educação e neoliberalismo - Ghiraldelli Júnior, P. (1996). Pedagogia e infância em tempos neoliberais. Em: Ghiraldelli Júnior, P. (Org.), Infância, educação e neoliberalismo. São Paulo: Cortez. DIPSONIVEL EM: www.uff.br/creche/docs/concepcao_educacao_infantil_01_01.doc.

Pra se pensar ....

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