MINHA CARA NA CHUVA

Minha cara na chuva




Por Pe. Jorge Ribeiro




Vou perambulando, sem saber onde chegar e nem por quais caminhos seguir. Quero continuar caminhando, mesmo sem ermo e sem direção. Parar seria morrer, seria jogar no abismo os pequenos tropeços, trapaças e sonhos. Então vou procurando um lugar onde eu possa saciar esse desassossego que a dor imperdoável de carregar o futuro me condena. Nesse caminhar desertado sinto fome, mas ‘minha fome é matéria que você não alcança’, assim continuo engolindo sapos e vomitando delírios. Imaginei-me estável, mas tudo era transeunte e agora quando já não tem espaço, vou vagueando pela vida sem querer pousar, mesmo porque não pretendo a chegar a lugar nenhum.
Já é noite e nessa escuridão lastimo a febre que me queima e que não aceito, pois não tenho como voltar, porque já esqueci o caminho, mas quero atravessar o deserto que se aplaca como única certeza. O que me espera não sei, o desconhecido não me amedronta e nem o futuro me atormenta. Vou apenas circulando, acolhendo despretensiosamente o que se tem e sem receio deixo minha cara na chuva. A chuva são lágrimas que regam a terra seca da solidão e nesse chão quero plantar esperança. Mas posso errar e errante continuar.  Eu sei que falhar é uma chatice, todos queremos acertar e esse desejo consome os dias, o tempo é dele mesmo, por mais que lutemos ele passa desapercebidamente. Não adianta se lastimar e se enfadar, tudo é destinado à caducidade, inclusive eu e você.
As pessoas são como troncos, que regados e fortalecidos, dão frutos, mas se a estiagem for prolongada, seca e vira pó. Não somos nada enquanto garantia, apenas uma ilusão que vai se afirmando. Não serve programar o indescritível e confabular para se tornar absoluto, tudo se esvai e sem muito esforço. A que serve construir um ensaio sobre a própria casa? Imaginar a cegueira nunca é o mesmo de ser cego. A vida precisa ser vivida, deixar a cara na chuva e se molhar, pois a vida é interessante, para quem tem interesse e acha que deve lutar por ele. Sem pessimismo e sem relativismo, mas tudo faz sentido para quem tem um sentido, a quem a vida desproveu de tudo, o que sobra? Os modelos que se nos apresentam de sucesso e perfeição  são aqueles de gente bem sucedidas economicamente e famosas. A pretensão de se sentir alguém e importante arranha o brio e estimula a vaidade. Ai mostramos o que gostaríamos que os outros vissem em nós e pagamos o preço da idiotice. Por isso somos infelizes. Gastamos o que não temos, aparentamos o que não somos, queremos o que não é nosso e esquecemos de viver momentos de exuberante alegria como deixar a cara na chuva.
A pretensão é o maior inimigo da serenidade. Quando esperamos alguma coisa, seja da vida ou dos outros, vamos sempre nos decepcionar. Esperamos porque achamos ter direito e isso definha e joga no vale do desespero o que poderia ser um suave passeio pelas veredas de uma história que se destila independentemente de que tomemos parte ou não. Tudo segue seu rumo. Morrer querendo mostrar serviço é a angústia de medíocres que somente sendo ao centro pode se sentir vivo. A vida é simples e pede apenas que se saboreie cada momento e que se possa jogar fora todo arrojo e opressão. Vou tirando os torrões que se cruzam no caminho, desvio-me dos pedregulhos e ponho minha cara na chuva. Vou andando e sigo até onde a vida me levar.


Traição

Traição





Ideal de inconformidade
Distração em andamento
Descontentamento evidente
Desconforto como ilusão

Resultado em traição.

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...