O segredo é a alegria

O segredo é a alegria

· 

Em diálogo com Jean Vanier ·

«A ternura é um dom especial do espírito – disse Jean Vanier a Giulia Galeotti, que o entrevistou pouco antes do encontro do fundador da comunidade Arca com o Papa Francisco – É um sinal respeitador, oferece segurança, revela a importância e o valor sagrado do outro, torna-se exortação a crescer. 
A escuta do outro é um facto de ternura. É acolhimento, não julgamento. A ternura que aproxima os seres humanos parece-me um dom de Deus, discreto, silencioso, talvez escondido aos olhos de quantos não a viveram, não obstante tenha sido mais ou menos inconscientemente desejada».
A idade avança, mas Vanier é sempre o mesmo. São sempre inconfundivelmente seus os olhos dóceis e sorridentes: vendo-os,
pensas em quanto amor pode comunicar um olhar que, cruzando o teu, realmente te vê. Um olhar que conseguiu mostrar ao mundo como pode ser enriquecedor inverter a tirania da normalidade. «A alegria é o segredo da Arca – exclama – Se alguém chega à Arca e permanece ali um mês, um ano ou quarenta, é porque encontra felicidade e satisfação. Na nossa sociedade ninguém crê que na Arca a alegria seja possível. As pessoas pensam que, para permanecer ali, é preciso ser um herói ou um santo. Mas não é verdade: permanecemos na Arca porque nos agrada. Ela não é só um lugar no qual se pratica o bem. É uma comunidade de paz que pode testemunhar a possibilidade, para homens e mulheres de cultura e capacidades diferentes, de viver felizes juntos, celebrando a humanidade comum».

Nenhum comentário:

Pra se pensar ....

Desespero anunciado

Desespero anunciado Para que essa agonia exorbitante? Parece que tudo vai se esvair O que se deve fazer? Viver recluso na pr...